Webinar mostra experiência de bibliotecas com acervos digitais no Brasil e em outros países
Postado em 01 DE abril DE 2021
Pierre Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, deu início à atividade lembrando que o cenário atual é propício para a expansão de serviços digitais pelas bibliotecas.
O diretor fundador da Biblioteca de Santiago, Gonzalo Oyarzún, apresentou a Biblioteca Digital do Chile, que oferece aos usuários uma nova opção de empréstimo de livros. No decorrer da sua fala, ressaltou que, dentro desse segmento, é possível criar mais e melhores coleções, a partir das avaliações e comentários dos leitores. E completou defendendo a importância de “estar disponível, ser rápido e útil”, o que, segundo ele, torna o serviço relevante para a vida do usuário.
Paulo Pina, bibliotecário no Goethe-Institut São Paulo, fez um relato sobre a experiência de empréstimo de mídias digitais online por meio da plataforma Onleihe. Ele destacou a necessidade do serviço perpassar todo o sistema da biblioteca e não ser algo isolado. Na sua concepção, é necessária uma atenção especial na divulgação que precisa ser constante, funcional e, principalmente, oferecer ajuda para as pessoas durante o acesso e uso.
Sueli Ferreira, membro do Conselho Diretivo da International Federation of Library Associations (IFLA) e presidente da Comissão Brasileira de Direito Autoral e Acesso Aberto da Febab, abordou as implicações legais no oferecimento de empréstimos de livros digitais pelas bibliotecas públicas. Em sua fala, salientou as possíveis interpretações quanto a questões de direitos autorais. Para ela, há a necessidade de se pensar a função social da informação e a flexibilização da lei. Por fim, Sueli indicou a leitura do artigo “Empréstimo Digital Controlado e direitos autorais no Brasil: algumas reflexões iniciais”, publicado na Revista Liinc.
[caption id="attachment_20223" align="aligncenter" width="643"]

[caption id="attachment_20221" align="aligncenter" width="638"]

[caption id="attachment_20224" align="aligncenter" width="645"]

Notícias

Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022
SP Leituras participa de debates promovidos pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destaca o lugar das novas bibliotecas como espaços de inovação e acolhimento para promover o diálogo com os novos leitores, em debate promovido pelo espaço Papo de Mercado.
Postado em 04 DE julho DE 2022
SP Leituras marca presença na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande é a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022