Pedro Herz, visionário por trás da Livraria Cultura, morre aos 83 anos
Postado em 19 DE março DE 2024Crédito: Divulgação / Editora Planeta
Pedro Herz, o fundador da Livraria Cultura, faleceu nesta terça-feira, aos 83 anos, em sua residência em São Paulo, após sofrer um ataque cardíaco durante a noite, segundo comunicado da família. O velório será realizado nesta quarta-feira (20), no Cemitério Israelita do Butantã, às 10h, seguido pelo enterro às 12h.
Junto com sua mãe, Eva Herz, de origem judaica alemã, Pedro Herz elevou a Livraria Cultura ao status de uma das principais referências no mercado literário brasileiro. "É com profundo pesar que a família Herz comunica o falecimento do renomado livreiro Pedro Herz aos 83 anos, na madrugada de hoje 19/03/2024. Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado perdurará através das páginas dos livros que tanto amou", anunciou a família nas redes sociais da Livraria Cultura.
Quem foi Pedro Herz
Em sua autobiografia "O Livreiro", lançada pela Editora Planeta, em 2017, Pedro faz importantes reflexões sobre o futuro da leitura no Brasil, além de narrar sua jornada desde a infância até assumir totalmente a liderança da Livraria Cultura após o falecimento de sua mãe, Eva Herz, em 2001. Disponível para empréstimo na biblioteca digital gratuita de São Paulo, BibliON.