Semana da Pessoa Bibliotecária
Postado em 12 DE março DE 2024
Santiago Villegas-Ceballos se destaca por promover uma alfabetização informacional crítica, aberta e inclusiva na era digitalCrédito: Divulgação
Em comemoração ao Dia da Pessoa Bibliotecária (12 de março), a SP Leituras figura em duas atrações da I Semana da Pessoa Bibliotecária, organizada pela Biblioteca Mário de Andrade, o webinar "Inteligência Artificial consciente: formação crítica para um presente em transformação" com Santiago Villegas-Ceballos (Colômbia), e a segunda, a roda de conversa "Plataformas digitais: democratização do acesso à leitura" com Pierre André Ruprecht (BibliOn) e Perla Assunção (Dorina Nowill).
Promovida pelo SisEB, a palestra virtual com o cocriador do Design Thinking para Bibliotecas, Santiago Villegas-Ceballos, acontece hoje (12), às 15h, no Canal YouTube do SisEB e será transmitida ao vivo no auditório da Biblioteca Mário de Andrade. Com mediação de Angelina Souza, o webinar abordará a importância de desenvolver a alfabetização em Inteligência Artificial (IA) entre pessoas bibliotecárias e usuários de bibliotecas, visando uma transição consciente e centrada no ser humano para a era da IA.
Já a roda de conversa com o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, e a articuladora do projeto Rede de Leitura Inclusiva, Perla Assunção, acontecerá nesta quinta (14), às 15h, no auditório da Biblioteca e apresentará dois modelos de acesso eletrônico à leitura: a BibliON, biblioteca digital do Estado de SP, que permite o livre acesso a um catálogo de mais de 17 mil livros e audiolivros; e a Dorinateca, sistema online da Fundação Dorina Nowill, cujo acervo digital disponibiliza livros em texto e áudio, jornais e revistas, além de um consórcio bibliográfico internacional para pessoas com deficiência visual. A mediação será de Aline Barbosa Petelin.
Confira aqui o serviço completo.
Notícias
Biblioteca Parque Villa-Lobos é indicada ao prêmio IFLA Green Library Award 2026
Projeto Percurso Mata Atlântica se torna referência internacional entre bibliotecas verdes
Postado em 16 DE abril DE 2026
BibliON ganha destaque em matéria da Folha de S. Paulo sobre acesso gratuito a livros
Plataforma tem mais de meio milhão de leitores
Postado em 10 DE abril DE 2026
Viagem Literária: 67 cidades paulistas são selecionadas para a 18ª edição do programa
Foram recebidas 120 inscrições completas, representando 108 municípios paulistas. O processo seletivo levou em conta critérios técnicos
Postado em 27 DE março DE 2026
SP Leituras é referência em reportagem sobre bibliotecas vivas
Matéria do Sesc SP destaca a gestão da BSP e da BVL e a visão de biblioteca como espaço de liberdade
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
