Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
- A +

Oficina online de minicontos tem início com canções e fábulas

Postado em 08 DE março DE 2021
[caption id="attachment_64368" align="aligncenter" width="3264"]Milena Mulatti Magri e Gustavo Scudeller. Foto: arquivo pessoal. Milena Mulatti Magri e Gustavo Scudeller. Foto: arquivo pessoal.[/caption]

Uma canção de Tim Maia, duas fábulas e um miniconto foram alguns dos materiais que os professores Milena Mulatti Magri e Gustavo Scudeller compartilharam na primeira aula da Oficina Online Personagens do Trabalho, em 6 de março. A atividade integra o Literatura Brasileira no XXI, projeto realizado em parceria com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O objetivo dos encontros, marcados para todos os sábados de março (inscrições encerradas), é promover uma reflexão sobre o labor, o emprego e outras questões relacionadas com o tema, e, a partir daí, estimular a criação de conteúdos autorais, no formato de miniconto.

Na teoria, esse gênero representa um tipo de texto muito curto,  que usa o mínimo de elementos para exprimir uma ideia. Ele tem, entre suas principais características, a concisão e o subtexto. E, para introduzir o assunto, já estabelecendo conexão com os aspectos do trabalho, a canção "Um dia eu chego lá", de Tim Maia, foi a selecionada pela dupla que comandou a manhã de atividades. Milena, que é especialista em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, e Gustavo, professor do Departamento de Letras da Unifesp, traçaram paralelos entre as escolhas feitas pelo autor e as lacunas deixadas pela música para que o ouvinte preenchesse.

 

[caption id="attachment_64383" align="aligncenter" width="1025"]Reprodução. Reprodução.[/caption]

Esse encadeamento de ideias também passou pela apresentação de um trecho do documentário "Art é Arte", sobre o sarau da Cooperifa, movimento cultural da zona Sul de São Paulo. A relação do taxista Jairo com a poesia que ele extrai do dia a dia nas ruas, nos intervalos ou durante seu trabalho, foi o "recorte" do vídeo feito pelos professores.

A aula promoveu ainda a interpretação de duas fábulas: "O estojo e as pérolas" e  "Ajudando as plantas a crescerem", extraídas do livro "Fábulas chinesas", de Sérgio Capparelli e Márcia Schamltz. A música tomou conta de parte das reflexões, com as referências trazidas por Milena e Gustavo com a canção "Dorival", da Academia da Berlinda.

[caption id="attachment_64382" align="aligncenter" width="1027"]Reprodução. Reprodução.[/caption]

[caption id="attachment_64386" align="aligncenter" width="1024"]Reprodução. Reprodução.[/caption]

As intersecções com a obra e o próprio nome de Dorival Caymmi, os perigos da vida de um trabalho que se dá no mar, as inquietações - inclusive ciúmes - de alguém que gostaria que o outro tivesse um emprego mais estável foram alguns aspectos do estudo. Para encerrar, um miniconto (reproduzido abaixo), como exemplo, abriu caminho para o exercício do dia. Os alunos ficaram de produzir um desses textos bem curtos, deixando lacunas significativas para a interpretação do leitor, seja na construção dos personagens, do cenário ou no desenlace da narrativa. Importante acrescentar que o resultado da atividade renderá publicações no site do projeto Literatura Brasileira no XXI.

Que tal você também experimentar o mesmo exercício em casa? Pode ser um bom início para praticar a escrita criativa. Como os alunos, em aula, parta, por exemplo, de narrativas que incluam histórias que aconteceram no seu trabalho, com seus colegas ou com você, enquanto trabalhava.

[caption id="attachment_64389" align="aligncenter" width="1920"]Reprodução. Reprodução.[/caption]

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado por SP LEITURAS - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.