Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Conheça a nova edição da publicação Notas de Biblioteca sobre games

Postado em 24 DE fevereiro DE 2021
Acaba de ser publicado o novo caderno Notas de Biblioteca, que trata, em sua 13ª edição, das conexões entre games, literatura e os espaços de leitura. Tema dos mais atuais, as várias destinações dos jogos eletrônicos dentro desses centros culturais foram também debatidas durante o Seminário Internacional Biblioteca Viva – Conhecimento, Leitura e Literatura: Novas Trilhas, realizado em agosto de 2019, na capital paulista.

O objetivo da publicação é inspirar e oferecer subsídios para a criação de atividades interativas, educativas e lúdicas, com potencial para intensificar o papel das bibliotecas como pontos de encontro, de cultura e de lazer. O conteúdo traz reflexões sobre o seminário, reúne informações sobre as narrativas dos jogos e suas interfaces com a literatura, compila dicas para a utilização dos games e razões para usá-los em bibliotecas, entre outros aspectos.

Assim, o caderno vem ao encontro dos gestores que procuram alternativas para atrair novos usuários, principalmente crianças e jovens. O texto também ressalta os jogos eletrônicos como importantes instrumentos na construção da abordagem de questões e de projetos comunitários. Destacado no conteúdo está ainda o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e comportamentais, com a utilização dos games. Trata-se, portanto, de um convite para aqueles que já conhecem o tema e para os que querem aprofundar-se nele.

Notas de Biblioteca é uma publicação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e tem uma abrangência nacional, tratando de assuntos cotidianos da área de Biblioteca, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Entre os vários temas já abordados estão a mediação; a importância da leitura para as crianças; a sustentabilidade no contexto do planejamento estratégico de uma biblioteca viva; a elaboração de projetos culturais e dicas para implementar uma gibiteca. O caderno começou a ser publicado em 2008 e é distribuído para unidades vinculadas ao sistema, universidades e instituições do segmento. Em suporte físico, ele estará disponível na Central de Distribuição do SisEB a partir de abril. Para conferir a versão digital, clique aqui.