Conheça a nova edição da publicação Notas de Biblioteca sobre games
Postado em 24 DE fevereiro DE 2021
O objetivo da publicação é inspirar e oferecer subsídios para a criação de atividades interativas, educativas e lúdicas, com potencial para intensificar o papel das bibliotecas como pontos de encontro, de cultura e de lazer. O conteúdo traz reflexões sobre o seminário, reúne informações sobre as narrativas dos jogos e suas interfaces com a literatura, compila dicas para a utilização dos games e razões para usá-los em bibliotecas, entre outros aspectos.
Assim, o caderno vem ao encontro dos gestores que procuram alternativas para atrair novos usuários, principalmente crianças e jovens. O texto também ressalta os jogos eletrônicos como importantes instrumentos na construção da abordagem de questões e de projetos comunitários. Destacado no conteúdo está ainda o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e comportamentais, com a utilização dos games. Trata-se, portanto, de um convite para aqueles que já conhecem o tema e para os que querem aprofundar-se nele.
Notas de Biblioteca é uma publicação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e tem uma abrangência nacional, tratando de assuntos cotidianos da área de Biblioteca, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Entre os vários temas já abordados estão a mediação; a importância da leitura para as crianças; a sustentabilidade no contexto do planejamento estratégico de uma biblioteca viva; a elaboração de projetos culturais e dicas para implementar uma gibiteca. O caderno começou a ser publicado em 2008 e é distribuído para unidades vinculadas ao sistema, universidades e instituições do segmento. Em suporte físico, ele estará disponível na Central de Distribuição do SisEB a partir de abril. Para conferir a versão digital, clique aqui.
Notícias

Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022
SP Leituras participa de debates promovidos pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destaca o lugar das novas bibliotecas como espaços de inovação e acolhimento para promover o diálogo com os novos leitores, em debate promovido pelo espaço Papo de Mercado.
Postado em 04 DE julho DE 2022
SP Leituras marca presença na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande é a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022