Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Minicampeonato de poesia falada online dá livros como prêmio

Postado em 24 DE setembro DE 2020
[caption id="attachment_61576" align="aligncenter" width="702"]FernandoMartins Claudia Schapira, Luaa Gabanini, Eugênio Lima e Roberta Estrela D'Alva. Foto: Divulgação/ FernandoMartins[/caption]

Comandado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, com participação da atriz e MC Dani Nega, o BSP + ZAP! Slam Online é um minicampeonato de poesia falada virtual. A disputa acontece em duas fases, nos dias 8 e 9 de outubro, das 19h às 21h, e nos dias 10 e 11, das 17h às 19h.

Todo o evento será transmitido ao vivo na página da biblioteca no Facebook (@BSPbiblioteca). Não é necessário fazer inscrição para assistir.

Dividida em quatro etapas, sendo três classificatórias e uma final, a competição online vai selecionar seis poetas para o grande encontro que decidirá quem será o/a campeão/campeã. Além de livros incríveis como prêmio, quem vencer terá́ vaga garantida no SLAM SP – Campeonato Paulista de Poesia Falada que será́ realizado em novembro.

Interessados em competir no minicampeonato devem participar de sorteio nos primeiros 15 minutos de cada uma das três etapas classificatórias, nas quais serão escolhidos dez concorrentes.

[caption id="attachment_61634" align="aligncenter" width="702"]Foto Divulgação Slam presencial. Foto: Divulgação/ NBD[/caption]

Para mais informações, leia abaixo, com atenção:

Dinâmica da competição

1) Quem for participar do slam como poeta deve entrar no link do Zoom às 19h e se inscrever para o sorteio. Às 19h15, as inscrições se encerram e haverá o sorteio de dez nomes, que deverão permanecer dentro da sala.

2) O link para entrar na sala do Zoom será compartilhado através das redes sociais da biblioteca com dois dias de antecedência e no dia da transmissão ao vivo na descrição da Live e pelos comentários do Facebook.

2) A competição online é dividida em quatro etapas, sendo três classificatórias (8, 9 e 10/10) e uma final (11/10). Os seis poetas que se classificarem para final irão concorrer com mais dois vencedores de edições presenciais de fevereiro e março de 2020. Somente o primeiro e segundo lugares de cada etapa classificatória passam para a final, junto com os vencedores das edições presenciais de 2020, totalizando os oito finalistas.

3) Os poemas devem ser de autoria própria. Também podem ser lidos.

4) Os participantes devem fazer seu número sem acessórios, sem figurino, sem acompanhamento musical.

5) Os poemas devem ter no máximo 3 minutos, mais dez segundos de bônus. A partir de 3min11seg será descontado meio ponto a cada 10 segundos passados.

6) Um júri formado por cinco pessoas atribui uma nota após cada poema numa escala de 0.0 a 10.0, podendo haver notas quebradas (por ex: 7,8 ou 9,6…).

7) A nota mais alta e a mais baixa são retiradas e a soma das restantes é registrada. Quem tiver as maiores notas passa para a próxima rodada.

8) Da primeira rodada passam cinco poetas, da segunda passam três e quem tiver a maior pontuação na última rodada (primeiro e segundo lugares) se classifica para a final.

9) Poetas que se classificarem para a final não podem participar do sorteio novamente nos dias seguintes.

10) Em caso de empate mais um poema será apresentado. Caso haja empate novamente somam-se todas as notas da rodada inclusive as maiores e menores.

11) São consideradas partes integrantes do jogo e devem ser incorporados a ele, acontecimentos imponderáveis tais como, queda de sinal de internet, jurados que tenham que se ausentar por algum motivo ou problemas técnicos. Como estamos no formato online imprevistos podem acontecer. Caso algum jurado perca a conexão no vídeo, manteremos um grupo no WhatsApp para que a nota possa ser dada. Caso conexão com a internet do poeta caia, tentaremos restabelecer a conexão e recomeçar.

Entrega do prêmio

A entrega do prêmio será feita apenas em território nacional, e será utilizado o serviço dos correios. Caso o vencedor não seja do território nacional, os livros serão doados.

Plataforma Zoom

Se for participar usando o celular basta entrar na App Store (Apple) ou na Play Store (Android), procurar o aplicativo (gratuito) do Zoom e realizar o download do aplicativo em seu smartphone.

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos é uma companhia de teatro Hip-Hop formada por Claudia Schapira, Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D'Alva. Fundada em São Paulo, no ano 2000, é responsável pela chegada dos slams ao Brasil.