Memória inspira oficina de escrita literária
Postado em 20 DE abril DE 2018
[caption id="attachment_49748" align="aligncenter" width="500"]

Maluf, que é professor de criação literária e músico Mestre em Artes pela Unesp, escreveu, entre outros, "A imensidão íntima dos carneiros", que ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura na categoria estreante com mais de 40 anos. O escritor defende a memória como elemento fundamental para a escrita literária e fez uso dessa fonte para criar os textos de sua obra vencedora, retomando uma história familiar de sofrimento, guardada com a força do segredo.
[caption id="attachment_49752" align="aligncenter" width="500"]

A leitura, nos encontros, de vários trechos de livros que remetem à memória como fonte de inspiração, é um dos pontos altos da oficina, como ressalta Maluf. Não é intenção do escritor que ninguém saia da oficina escrevendo um romance, mas que as pessoas possam compreender ainda melhor o uso das lembranças no desenvolvimento de não ficção e ficção; a memória como ferramenta de criação. Como dicas, o escritor deixou alguns aspectos que devem merecer atenção ao trabalhar essas lembranças: pensar em como o autor das memórias se sente em relação à lembrança (repulsa, medo, tristeza?) e utilizar elementos outros que tenham marcado esse ou esses momentos (música, lugar, disposição de objetos, gestos etc.).
[caption id="attachment_49750" align="aligncenter" width="500"]

De olho nas dicas para utilizar em suas criações de texto, Gustavo, que é publicitário, veio do Morumbi, na zona Sul da capital paulista, especialmente para participar da oficina. Ele, que ficou sabendo da atividade pelas redes sociais, leu o livro de Maluf e aproveitou o encontro também pra saber mais sobre a obra e o escritor durante o encontro. Perto dele, Mateus, que é auxiliar de leitura na BSP, conta que escolheu a dedo a atividade e reservou um tempo pra dedicar-se à oficina. A intenção de Mateus é acumular ainda mais conhecimento de processos de criação para enriquecer suas letras de rap. Mateus sabe que essa também é uma forma de aproximar-se ainda mais da literatura, seu objeto de trabalho diário e paixão.
[caption id="attachment_49751" align="aligncenter" width="500"]

Notícias

Viagem Literária irá percorrer 63 cidades do Estado de São Paulo
De 8 a 26 de agosto de 2022, o módulo Contação de Histórias: Jogos e Brincadeiras vai agitar 64 bibliotecas do litoral, região do Grande ABC e interior de São Paulo.
Postado em 25 DE julho DE 2022
Encerramento do Seminário Biblioteca Viva celebra o valor inestimável dos encontros, abraços e experiências!
13a edição fica para a história como o 'Seminário do Abraço'.
Postado em 19 DE julho DE 2022
Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022