Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Leitura ao Pé do Ouvido apresenta poema de Arthur Rimbaud

Postado em 11 DE junho DE 2021
18.06_BSP_Capa

O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta "Uma estação no inferno", de Arthur Rimbaud. Trata-se de poema simbolista extenso, escrito em 1873, único trabalho publicado pessoalmente pelo autor. A obra influenciou artistas e poetas que surgiram posteriormente. Ouça aqui o trecho que selecionamos para você!  

Ficou interessado? Acesse aqui este poema em formato digital e boa leitura!

Trecho lido:

"Manhã 
Não é verdade que uma vez vivi uma juventude amável, heróica, fabulosa, digna de gravar-se em páginas de ouro? Incomparável ventura! Por que crime, por que erro, vim a ser castigado com a fraqueza de hoje? Vós que pretendeis que os animais solucem de dor, que os doentes desesperem, que os próprios mortos sofram pesadelos, procurai aclarar os motivos da minha queda e do meu sonho. Quanto a mim, não posso melhor explicar-me do que um mendigo com seus monótonos Pater e Ave Maria. Eu não sei mais falar. 
Todavia, agora, creio ter encerrado o relato de meu inferno. Era, não há negar, o inferno; o antigo, aquele cujas portas o filho do homem descerrou. Do mesmo deserto, na mesma noite, meus olhos sempre cansados se voltam para a estrela de prata, sempre, sem que os Reis da vida, se comovam, os três magos, o coração, a alma, o espírito."