Carina Carvalho compartilha dicas para criar resenhas literárias
Postado em 08 DE junho DE 2020A Oficina Críticas sem Crise: Da Poesia à Prosa teve seu primeiro encontro na tarde de sábado, 6 de junho (os próximos estão marcados para os dias 13, 20 e 27 de junho). Carina Carvalho, que comandou a atividade, compartilhou a análise dos vários meios e formatos de publicação de resenhas (até mesmo no Instagram) e recheou de referências a experiência online. A oficina faz parte do projeto Literatura Brasileira Contemporânea no XXI, realizado em parceria com a UNIFESP. E, ao final do curso, os textos resultantes das aulas podem ser publicados em blog da iniciativa.
A poeta Carina, que trabalha com edição e revisão de materiais didáticos e de aprendizagem socioemocional, fez uma pequena explanação sobre sua própria trajetória: ela também é mestra em Estudos Literários pela UNIFESP, assina a série poética "Ensaio para sair de casa", que integrou a coletânea do II Prêmio Ufes de Literatura, e escreveu os livros de poemas "Marambaia", "Passiflora" e "Corpo clareira".
Para começar os trabalhos, Carina detalhou as características dos vários tipos de resenhas: para sites, revistas digitais e impressas de literatura / para revistas científicas / mídias digitais - redes sociais. O conteúdo, segundo ela, é construído de diferentes formas para cada um destes meios. E, para exemplificar, mostrou uma resenha sobre obra de Lygia Fagundes Telles no site Literatamy, de Thammy Ghannam, uma sobre "Memórias da plantação", de Grada Kilomba, no Instagram @umacertagabi, de Gabi Barbosa, além de vídeos nos canais do Youtube da própria Thamy (sobre o livro "Por cima do mar", de Deborah Dornellas) e de B de Barbárie, de Bárbara Kraus (sobre "Olhos d´água", de Conceição Evaristo).
Depois de lidos e vistos, os exemplos foram analisados, considerando semelhanças e diferenças, a estrutura da construção dos argumentos, a identificação da presença ou não da opinião da autora da resenha, se houve destinação explícita de público leitor e até mesmo se ficou patente o caráter de "vender" a obra, com o conteúdo tendendo para algo mais analítico ou promocional. Entre as dicas compartilhadas por Carina, ficam aqui algumas delas, para que você, se quiser, faça suas primeiras experiências em resenhas em casa: leia a contracapa da obra, os textos de orelha, apresentação e prefácio (há quem prefira não enveredar por estes itens imediatamente, como diz ela); pesquise sobre o autor/autora (entrevistas, trajetória, receptividade de outras obras da carreira, contexto do lançamento ou da trama); leia outras resenhas e análises da mesma obra (às vezes, encontra outros aspectos a desvendar) e tenha cuidado com spoilers (ou "pontos de virada" do título em questão). E lembre-se, como diz Carina: resenha não é resumo; tem que haver um elemento crítico ou analítico da obra.
A oficina contou com participantes com diferentes interesses como escritores e estudantes, que estão aproveitando este tempo livre para se aventurar em outras áreas. Ana Moraes, que é poeta, veio buscar informações que vão além daquelas sobre a criação das obras. Ana quer conhecer melhor outros processos ligados ao livro e à literatura e encontrou na iniciativa um viés interessante para a complementação de sua formação. Vale acrescentar que outra atividade online do mesmo projeto Literatura Brasileira Contemporânea no XXI está em andamento, com Marco Catalão, na Biblioteca Parque Villa-Lobos e vai até 30 de maio (inscrições encerradas).
Importante lembrar que a BSP está com atividades presenciais suspensas e, para mais informações, acesse as redes sociais da biblioteca. Aproveite as oportunidades de saber mais sobre temas relacionados à literatura, audiovisual etc. Entre elas, há o Clube de Leitura, marcado para o dia 19 de junho (vagas limitadas) e o programa Segundas Intenções, com bate-papo em 15 de junho com o escritor e jornalista Heitor Ferraz Mello no espaço da biblioteca no Facebook.