5 curiosidades sobre Lewis Carroll e sua Alice
Postado em 14 DE janeiro DE 2013

Retrato de 1855 do escritor
1) A ideia para sua obra mais famosa surgiu a partir de uma Alice de carne e osso. Filha de um amigo de Lewis, Alice Liddell encantou o autor, que contou para ela durante um passeio em 1862 uma história improvisada sobre uma menina que ia parar embaixo da terra. Mais tarde, em 1865, o livro seria publicado pela primeira vez e, 147 anos depois, já ganhou mais de 15 versões cinematográficas. Dizem que Alice era o amor platônico de Carroll, que nunca se casou.

Alice Liddell
2) Lewis era um grande fã de magia e ilusionismo quando era criança. Já adulto, seguiu entretendo crianças com truques e enigmas de lógica.
3) Na escola, o escritor não era um grande fã de literatura nem de gramática. Sua grande paixão era... matemática! O interesse pelo assunto era tão grande que ele deixou escondido por seus livros uma série de problemas envolvendo cálculos.
4) Apesar de Charles Lutwidge Dodgson e Lewis Carroll parecerem nomes bem diferentes um do outro, o pseudônimo foi criado seguindo uma ordem lógica. O autor traduziu o inglês "Charles Lutwidge" para latim, formando o nome Ludovicus Carolus. Depois, passou para o inglês outra vez, criando o famoso Lewis Carroll.
5) Carroll não se limitava a apenas escrever, mas também utilizava sua criatividade para tornar a experiência do leitor mais agradável. Ele desenvolveu uma série de dispositivos, como um aparelho que auxiliava doentes a lerem deitados e outro que facilitava a leitura em ambientes escuros.
Notícias
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva abre inscrições para edição dedicada às bibliotecas verdes
No dia 11 de junho, as atividades acontecem na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), com fóruns e cursos
Postado em 14 DE maio DE 2026
Biblioteca Parque Villa-Lobos ganha destaque internacional em premiações da IFLA
BVL foi reconhecida em iniciativas ligadas à sustentabilidade e inovação em bibliotecas
Postado em 13 DE maio DE 2026
Novo Plano Nacional do Livro e Leitura reforça papel das bibliotecas como espaços vivos de formação
PNLL amplia foco na formação de leitores e na atuação das bibliotecas como centros culturais e comunitários
Postado em 24 DE abril DE 2026
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026

