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Memorial Descritivo - Contratação de Empresa de Desenvolvimento de Sistemas - SISEB (CANCELADO)


Memorial Descritivo


A SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – Organização Social de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, CNPJ: 12.480.948/0001-70, torna público que estará recebendo cotações de preços para Contratação de Empresa Desenvolvimento de Sistemas. Os interessados deverão encaminhar propostas com timbre da empresa, endereço, telefone, fax, pessoa para contato, marca dos produtos com valores unitários e totais, condições de pagamento, prazo de entrega, custo de frete se houver e validade da proposta.

 

O recebimento das propostas ocorrerá até o dia 06 de dezembro de 2.013. (Prorrogado até dia 16 de dezembro de 2.013). Solicitamos aos interessados enviarem as propostas por carta, ou e-mail (tereza@spleituras.org)

 

1. OBJETIVO DO TERMO DE REFERÊNCIA



O presente Termo de Referência visa a contratação de empresa especializada em:





  1. Criação de plataforma de banco de dados, para o cadastramento das informações relativas às bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias – SisEB e o fornecimento desuporte,apoiotécnico;




  2. Manutençõesnecessáriasao sistemacontratadoeaosseusmódulos. 12 meses;




A CONTRATADA deverá fornecer:


 


  1. Licença de uso do sistema;




  2. Implantação do sistema, incluindo planejamento, levantamento dos dados, análise, customização e implementação;




  3. Migração de dados dos sistemas. Atualmente utilizado pelo SisEB, incluindo a extração e a preparação dos dados dos sistemas atuais, sob orientação dos técnicos da CONTRATANTE;




  4. Instalação do sistema nos equipamentos servidores;




  5. Treinamento do sistema, abrangendo dois níveis: administração do sistema e usuário final, com a devida documentação;




  6. Suporte e manutenção técnica do sistema.




3. DETALHAMENTO DOS REQUISITOS DA SOLUÇÃO


3.1. SOFTWARE – Banco de Dados



O Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) da solução deverá ser compatível com os padrões determinados pela SP Leituras.





  • MySQL 5.1 ou superior.




3.2. Requisitos Técnicos


3.2.1. Arquitetura da solução




  • Desenvolvida na arquitetura WEB multicamada;




  • Deverá ser compatível com W3C Recomendations e testado no mínimo pelos browsers: Internet Explorer nas versões 8 ou superior, Mozilla FireFox 24.0 ou superior e Google Chrome versão 30.0, ou superior;




  • Suporte à plataforma PHP 5.3 e PHP-cli ;




  • Suporte à base de dados MySql;




  • Suporte a ferramentas de análise de Logs;




  • Suporte a cache de Web Services.




3.2.2. Requisitos técnicos da aplicação





    • Ter ambiente de administração (portal de administração);




    • Interface com usuários e administradores na língua portuguesa;




    • Visualização prévia de documento (preview - edição de conteúdo);




    • Possibilitar que um mesmo conteúdo possa ser publicado em múltiplas páginas sem duplicação;




    • Possibilitar a inserção de metadados para classificar o conteúdo, facilitando a busca e a recuperação de forma simples e segura;




    • Possuir telas de fácil navegação e oferecer ajuda on-line, sensível ao contexto de utilização;




    • Rodar em ambiente TCP/IP, por intermédio de servidor seguro padrão SSL 2.0 ou superior;




    • Manter logs de tempos de acessos vistos pelo usuário final e de consulta a banco de dados que estarão sujeitos a avaliações periódicas para fins de redimensionamento do ambiente;




    • Possibilitar aos usuários exportação de dados de qualquer registro das tabelas do sistema, em formatos, como XML, CSV e XLS.




    • Possuir o controle de acesso pelos usuários às bases de dados gerenciadas pelo sistema, mantendo registro e trilha de auditoria permanente para cada operação realizada. Cada usuário só poderá acessar ao sistema através de sua identificação pessoal e sua correspondente senha de acesso, baseado numa estrutura de perfil e menus associados para cada tipo de acesso;




    • O sistema deve ser orientado a objetos, integrado e modular, dividido em subsistemas e módulos interdependentes atendendo funcionalidades específicas. A implantação poderá ser executada de forma integral ou por módulo;




    • O sistema deve possibilitar processar várias unidades e multi-empresa, de forma separada ou conjunta;




    • O sistema de emissão de certificados deve ser parametrizável, ou seja, a solução deverá permitir alterações de forma totalmente paramétrica, sem a necessidade de alteração de código fonte;




    • O sistema deverá permitir escalabilidade, ou seja, deverá suportar o crescimento do número de usuários atendidos, assim como o aumento de serviços prestados aos mesmos;




    • Fornecer documentação do usuário que descreve os procedimentos de utilização do sistema sob o ponto de vista do gestor do negócio da SP Leituras, em mídia magnética.





3.3. Requisitos Funcionais


Todos os requisitos definidos neste documento são obrigatórios e estão classificados quanto ao prazo máximo de disponibilização, de acordo com as seguintes datas:


Entrega e implantação: 20/01/2014;


Treinamento: até 28/02/2014















































































































































































































































Item



Descrição


3.3 Requisitos Funcionais
3.3.1 Funcionalidades Gerais
 Informações básicas da Biblioteca

Seção que visa ter os dados de cadastro atualizados para o público em geral e para a equipe SisEB, em particular;



Atualizadas de forma espontânea sempre que houver uma mudança, e propositiva junto com “Des. Da Biblioteca”;



Atualização realizada pelos funcionários das bibliotecas públicas e, anualmente ou bianualmente, pela Secretaria de Estado da Cultura e/ou SP Leituras;



Disponível ao público em geral;



Pessoas nas bibliotecas



Seção que visa mapear e disponibilizar “talentos” nas bibliotecas do sistema (perfis) e dados sobre frequência nas capacitações oferecidas pelo programa do SisEB;



Atualizadas sempre que houver mudança;



Atualizada pelo pessoal das bibliotecas (cada um o seu) e pelo sistema de inscrições e emissão de certificados;



Disponível para o mesmo pessoal das bibliotecas;



Painel de notícias e troca de informações



Seção que visa cumprir a função de dar notícias, abrir espaço para troca de informações (pedidos, dúvidas, etc);



Atualizado permanentemente e animado pela SP Leituras quando couber.



Atualizado pelo pessoal das bibliotecas, SP Leituras, Secretaria – quem tiver perfil construído;



Disponível para o mesmo pessoal das bibliotecas;



Desenvolvimento da Biblioteca



Seção que visa mapear os serviços realizados, instalações, acervo, entre outros, da biblioteca para conhecer seu estágio de desenvolvimento;



Atualizado uma vez ao ano;



Bibliotecas atualizam periodicamente SEC/SP/UBL definem cronogramas de atualização;



Origem de análises para equipe SisEB e informações para público geral;



3.3.2.



Módulo Inscrição


 

Cadastrar eventos de capacitação e aperfeiçoamento para profissionais, tais como workshops, oficinas, cursos, palestras, seminários e outros, incluindo dados de palestrantes, coordenadores participantes, com geração de lista de inscritos, confirmação de participantes e emissão de certificados em formato PDF e envio do certificado a través do sistema;



3.3.3



Módulo Gerador de Relatórios



 



Gerar relatórios operacionais e gerenciais, conforme necessidade das áreas;



 



Padronizar os relatórios;



 



Permitir filtros flexíveis;



 



Possibilitar visualização das informações em vídeo, com opção de impressão;



 



Possibilitar que todos os relatórios sejam gravados em meio magnético e arquivo, e em diferentes extensões, Ex.: DOC, XLS, PDF e TXT;



 



Dispor de opções de publicação de relatórios em portal WEB;



 



Possibilitar a geração de arquivos imagem de impressão em formato PDF, de forma a permitir que grandes volumes de impressão e documentos em folha plana em formato A4 e duplo A4 com acabamento auto-envelope, possam ser gravados em arquivo para impressão em outro ambiente.(Ex. Convites );



 



Consultas agregadas (dados agregados sobre bibliotecas de um município, região ou geral);



 



Atividades e serviços oferecidos (Instalações, Acervo, Serviços à comunidade, Acessibilidade, Informatização e Comunicação com o usuário) pela Biblioteca/ município/ região/ geral;



 



Relação da biblioteca com a comunidade no entorno: consultas a partir dos novos campos sugeridos da seção “Articulação”;



 



Atividades “Articulação” X biblioteca, município, região, geral;



 



Serie histórica “Articulação” X biblioteca, município, região, geral;



 



Cruzar dados das bibliotecas X Dados do contexto municipal;



 



Após a pesquisa anual – analisar dados e realizar alguma análise com feedback para todos que participaram: “O perfil das Bibliotecas do SisEB”;



3.3.4



Segurança e Confiabilidade



 



Permitir auditoria e controle sobre o horário de entrada e saída do usuário por aplicação e processos e permitir bloqueio de função de consulta e atualização (em nível de inclusão, alteração ou exclusão);



 



Permitir controles automatizados, parametrizáveis de acesso de usuários por grupos e órgãos, funções e perfis (incluído prazo de expiração entre outros) e periódicos de troca de senhas;



 



Permitir o cadastramento e manutenção de uma identificação e senha de acesso para cada usuário do sistema, respectivamente “user id” e “password”;



 



Permitir a habilitação restrita do usuário para funcionalidades, transações, telas e informações específicas da área de atuação e o bloqueio de função de consulta e atualização (em nível de inclusão, alteração ou exclusão);



 



Permitir o registro de todas as transações realizadas pelos usuários, possibilitando a escolha de quais serão registradas, identificando o maior número de informações (Ex: identificador do equipamento-endereço IP, hora, usuário, data da atualização, valor anterior e atual do campo atualizado);



 



Permitir consultas on-line e extração de relatórios de auditoria que identifiquem informações das operações realizadas, por: órgão, usuário, data/hora, registro alterado;



 



Criptografar a transmissão de dados e armazenar as senhas criptografadas;



 



Executar backup / restauração de dados;



Possuir segurança aos acessos via Internet / Intranet ao Sistema;



3.3.5.



Interatividade



 



Permitir listas de seleção para campos tabelados;



 



Permitir Padronização de nomes e tamanhos de campos;



 



Permitir interface, telas, menus e ajuda (help) em português;



3.3.6.



Documentação



1



Oferecer documentação e manuais padronizados e em língua portuguesa;



2



Fornecer manual do usuário, com a descrição dos procedimentos de utilização e operação do sistema sob o ponto de vista dos gestores de negócio do SisEB, em mídia magnética.



3



Fornecer documentação de produção, que deve descrever os procedimentos de operação do sistema sob o ponto de vista da administração de ambiente operacional, em mídia magnética.





  1. VOLUMESPREVISTOS






  • Bibliotecas :




Possibilidade de cadastramento futuro de até 5000 bibliotecas no mínimo.





  • Inscrições:




Possibilidade de cadastramento futuro de até 20.000 inscrições no mínimo.





  1. ORGANIZAÇÃO DO PROJETO E CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO







    1. Organização do Projeto








  • O gerenciamento do projeto será de responsabilidade do gestor designado pela SP Leituras;




  • A SP Leituras designará responsáveis pelo acompanhamento das atividades da Contratada e controle do fluxo de trabalho;







    1. A contratada deverá indicar seus representantes da seguinte forma:







  • Um Gerente de Negócios que atuará como seu representante principal e que será responsável pelo acompanhamento da execução do Contrato;




  • Um Gestor do Projeto atuando como seu representante, para realizar a supervisão técnica, controlar a execução do projeto, gerir toda a demanda de desenvolvimento e entregas, em conjunto com o Gestor do Projeto da SP Leituras;




  • Equipe de projeto, responsável pela estrutura de produção de manutenções e desenvolvimentos;




  • Em função da complexidade da solução, está prevista uma etapa inicial de pré-projeto, de 10 dias (úteis), podendo ser prorrogados se houver necessidade e de comum acordo entre as partes, onde serão definidos, em conjunto com os técnicos da Contratada e da SP Leituras todo o plano de trabalho, com as seguintes fases principais: elaboração da arquitetura, validações dos requisitos principais solicitados, identificação de novas funcionalidades, desenvolvimentos/adaptações, entregas e homologações, instalação, acompanhamento e garantia;




  • Durante a implantação do sistema, serão realizados testes funcionais nos módulos desenvolvidos, acompanhando, passo a passo o desenvolvimento da solução;







    1. CronogramadeImplantação





O cronograma de Implantação será definido entre o CONTRATANTE e a CONTRATADA.





  1. SERVIÇOS DA CONTRATADA







    1. Suporte, ApoioTécnico e Manuteões do Sistema









      1. Fornecer suporte,apoio técnico e manutenções necessárias ao sistema contratado e aos seus módulos,de correntes problemas detectados na utilização do sistema.








  1. PRAZOSECARACTERISTICASDOATENDIMENTO







    1.  A CONTRATADA deverá observar os prazos máximos de atendimento abaixo descritos, contados do horário da abertura do chamado para a solução do problema, ou autorização para execução dos serviços:






























Prazos



DescriçãodosServiços



5.1.2



2(dois) dias úteis



Para solução dos problemas detectados no sistema



5.1.3



2(dois) dias úteis



Para suporte técnico e solução de problemas de processamento, detectados no sistema, e conclusão dos processamentos das rotinas mensais com a consequente entrega de seus produtos aos usuários



5.1.4



2(dois) dias úteis



Para análise das solicitações que impliquem em manutenções, alterações, correções ou implementações no sistema







    1.  Os prazos acima poderão ser ampliados em razão da complexidade apresentada, mediante justificativa e com a anuência da SP Leituras, como também poderão ser reduzidos, em caráter de emergência, devidamente justificada




    2.  Quando comprovado que o serviço efetuado não foi executado com exatidão, a correção deverá ser efetuada no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, sem qualquer ônus, ficando ainda garantido ao SP Leituras o direito de ressarcimento dos eventuais prejuízos.





4. As solicitações de atendimento, abertura de chamados, exposição e esclarecimentos de dúvidas, poderão ser feitas por telefone, e-mail ou documento oficial emitido pela SP Leituras.

 

 5. LOCAIS PARA INSTALAÇÃO, ATIVAÇÃO, UTILIZAÇÃO DO SISTEMA E PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS


5.1. O local para instalação, ativação, utilização do sistema e prestação dos serviços, será definido pela SP LEITURAS.

6. TREINAMENTO

A CONTRATADA deverá prover o treinamento para operação do sistema, prever todo material técnico necessário a ser fornecido para todos os participantes;

O treinamento será ministrado de acordo com as necessidades da SP LEITURAS;
O treinamento será oferecido no município de São Paulo;
Número de participantes: 8 a 10 usuários;

7.1 Os módulos que deverão ser ministrados estão descritos a seguir:

a. Administração do Sistema

Instruir os participantes com relação aos procedimentos de administração e manutenção da solução, no que se refere a:
Software/Protocolos de Comunicação;
Rotinas de operação;
Gerência de segurança: Senha de acesso, classe de usuários, grau de autoridade e especialização;
Backup e restauração;
Interfaces.

b. Usuário SisEB

Instruir os participantes com todo o conhecimento necessário para a operação dos módulos do Sistema.


  1. GLOSSÁRIO





















Termos



Descrição



SGBD



Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados



WEB



Sigla do inglês World Wide WEB



CERTIDÕES EXIGIDAS:

Contrato Social (Cópia Autenticada), Quitação com o INSS, Quitação com o FGTS, Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União e Certidão Negativa de Débito.

 

 

 

 

São Paulo, 27 de novembro de 2.013.


Maria Tereza Kapp


Analista de Compras


 

 

 

 

Tel.: (5511) 3155-5444

 

 

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