Webinar ressalta a importância da avaliação de projetos de leitura
Postado em 02 DE junho DE 2021Martina é bacharel em Psicologia e mestre em Psicologia Experimental, e mostrou resultados de avaliações aplicadas na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e geridos pela SP Leituras. Os dados referentes ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), sob a mesma gestão, completaram a apresentação de Martina, que trabalha com processos de planejamento, avaliação e aprendizagem há 20 anos. Capacitações presenciais e à distância, doações de acervo, ações do programa Viagem Literária e PraLer foram algumas das citadas.
Martina, que foi associada e integrou diretorias do Instituto Fonte e da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, falou das reuniões com as equipes e do empenho dos funcionários em realizar as pesquisas junto aos frequentadores das bibliotecas, por exemplo. A constante coleta das informações faz parte do cotidiano da organização, como salientou. As análises trimestrais, acompanhadas da discussão dos resultados, com o aprofundamento das avaliações, contribuem, segundo ela, para reflexão e ajustes com a base concreta dos dados.
Material adicional
Quer aprofundar o tema? Confira o conteúdo Indicadores LEQT - Qualidade em Projetos de Leitura, disponível para download. Há pesquisas de satisfação também no site da SP Leituras, que você acessa clicando aqui. O vídeo com a íntegra do webinar estará em breve no YouTube.