Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Webinar faz parte do Festival Literário de Votuporanga e reúne escritores premiados

Postado em 04 DE dezembro DE 2020
O webinar "Diálogos: Incentivo à produção e divulgação literária" abordará a importância da produção e divulgação literária brasileira; prêmios e festivais literários como ações de estímulo aos novos talentos e de fortalecimento das políticas públicas de livro, leitura e escrita; e o diálogo entre escritores e comunidades como ferramenta de mediação cultural, de formação de comportamentos leitores e de incentivo à produção literária. Mediada por Paulo Werneck, a mesa-redonda está marcada para 11 de dezembro, das 19h30 às 21h30, e contará com Cristina Judar, Ronaldo Correia de Brito e Sérgio Rodrigues (respectivamente vencedores e finalista do Prêmio São Paulo de Literatura - confira, abaixo, as minibiografias). Para participar, é necessário fazer inscrição em http://siseb.sp.gov.br/agenda/ (público-alvo: a partir de 14 anos). As vagas são limitadas.

O webinar acontece em parceria com o Festival Literário de Votuporanga, que, em sua décima edição, vai de 10 a 13 de dezembro deste ano. O festival é realizado pela Prefeitura de Votuporanga, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, e com apoio da Facchini S.A., através do Programa de Ação Cultural. A programação completa inclui apresentações de espetáculos, bate-papos com escritores, dança, contações de histórias, oficinas e muito mais. Inscreva-se no canal do Youtube que tem o link disponível em www.facebook.com/flivotuporanga e no Instagram pelo @flivotuporanga.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail siseb@spleituras.org. Haverá tradução simultânea em LIBRAS. E o link para acesso à plataforma será enviado um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após o evento.

Saiba mais sobre os participantes do webinar, a seguir:

Cristina Judaré autora das HQs Lina e Vermelho, Vivo, e do livro de contos Roteiros para uma Vida Curta (Menção Honrosa – Prêmio SESC de Literatura 2014). Seu romance Oito do Sete foi finalista do Prêmio Jabuti 2018 (categoria Melhor Romance) e ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura 2018 (categoria Melhor Romance – autores estreantes acima de 40 anos). Coorganizou as antologias A Resistência dos Vaga-lumes (2019) e Pandemônio: nove narrativas entre São Paulo – Berlim (2020). 

Ronaldo Correia de Brito é contista, romancista e dramaturgo. Autor do romance Galileia, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2009. Publicou os volumes de contos Faca, Livro dos Homens,Retratos imorais, O amor das sombras e os romances Estive lá fora e Dora sem véu. Tem livros e contos traduzidos para o francês, espanhol, inglês, alemão, italiano, búlgaro, húngaro, hebraico, e adaptados para cinema e televisão.  

Sérgio Rodrigues é um escritor e jornalista mineiro que vive no Rio de Janeiro. Seu romance O drible ganhou o Portugal Telecom (atual Oceanos) de 2014, além de ser finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Jabuti. Entre os dez títulos que publicou destacam-se ainda A visita de João Gilberto aos Novos Baianos (contos), Elza, a garota (romance) Viva a língua brasileira! (não ficção). Tem livros lançados na Espanha, nos Estados Unidos, na França e em Portugal. É colunista da Folha de S.Paulo e roteirista do Conversa com Bial. 

Paulo Werneck é editor de livros, jornalista e tradutor literário. Desde 2017, edita a revista Quatro Cinco Um. Traduziu Zazie no Metrô, de Raymond QueneauA espuma dos dias, de Boris Vian, e Persépolis, de Marjane Satrapi, entre outras obras. Em 1999, publicou Cabras – Caderno de viagem, com Antonio Prata, Chico Mattoso e Zé Vicente da Veiga. Editou, com Chico Mattoso, a revista literária independente ÁcaroTrabalhou na Companhia das LetrasCosac Naify e Folha de S.Paulo. Entre 2014 e 2016, foi o responsável pela curadoria da Festa Literária Internacional de Paraty.