Webinar celebra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922
Postado em 05 DE julho DE 2021
Conheça os participantes
Antonio Agenor Briquet de Lemos é bibliotecário formado pelo antigo curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional, em 1957. Fez o mestrado na Loughborough University no Reino Unido, em 1977. Hoje aposentado, foi professor do departamento de Biblioteconomia da Universidade de Brasília. Exerceu cargos de direção, como o do Centro de Documentação do Ministério da Saúde, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Editora Universidade de Brasília. Fundou e manteve, de 1993 a 2017, a editora Briquet de Lemos / Livros e a Livraria de Arte.
Edmir Perrotti possui graduação em Letras Português e Francês (1971), mestrado (1984) e doutorado (1984) em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo, onde atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Escola de Comunicações e Artes. É diretor científico do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação. Idealizador e curador do programa Quem Lê, Sabe Por Quê, destinado à formação de mediadores de leitura da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e idealizador da Rede de Bibliotecas Interativas, da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo. É pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20, da Universidade de Coimbra.
Silvana Arduini é bibliotecária pela PUC-Campinas e atualmente está concluindo o doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Em sua tese de doutorado, investigou a participação de Rubens Borba de Moraes na institucionalização da Biblioteconomia no Brasil. Desde 2015, está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Biblioeducação. Além do interesse em estudos relacionados à história da Biblioteconomia e formação cultural, faz parte do movimento sócio-educativo “Educar em tempos difíceis”, que discute problemáticas contemporâneas ligadas à educação, cultura e direitos humanos. Foi professora no Centro Paula Souza, onde atuou na estruturação do curso técnico de Biblioteca, e professora na Fainc, onde lecionou no curso de especialização em biblioteca escolar. Tem participado, na região de Campinas, de projetos ligados ao livro e à leitura no desenvolvimento das cidades.
Ivete Pieruccini é docente e pesquisadora, desde 2007, atuando como professora no curso de Biblioteconomia, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Realiza e orienta pesquisas científicas em Biblioeducação, área de estudos que trata das relações entre Biblioteconomia, Bibliotecas e Educação cultural, co-coordenando o Grupo de Pesquisa em Biblioeducação, inscrito no CNPq. Como bibliotecária da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, entre 1977 e 2005, coordenou unidades, dirigiu o Departamento de Bibliotecas Infantojuvenis e implantou o projeto Estação Memória, em 1997.
Confira o público-alvo: profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema. Haverá tradução simultânea em LIBRAS e o link para acesso à plataforma de transmissão do encontro será enviado, por e-mail, um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após o webinar.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025