Você conhece Orides Fontela?
Postado em 28 DE março DE 2014

Conheça mais sobre Orides Fontela, cuja obra foi apresentada no Leitura ao Pé do Ouvido desta sexta, 28 de março, a partir das 16h30.
Nascida em São João da Boa Vista, em 1940, Orides Fontela começou a escrever poemas ainda em 1946, mas seus primeiros versos foram publicados em 1956, no jornal O município.
Em 1967, mudou-se para São Paulo (SP) para cursar Filosofia da Universidade de São Paulo. Estreou em 1969, com o livro de poemas Transposição, publicado com a ajuda do professor e crítico Davi Arrigucci Jr.
Trabalhou como professora primária e bibliotecária em várias escolas da rede estadual de ensino.
Em 1973, lançou Helianto; em 1983, publicou seu terceiro livro de poemas, Alba, recebendo o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Poesia no mesmo ano. Em 1986, foi publicado Rosácea.
Em 1996, em função do livro Teia, reunião de toda sua obra produzida até então, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
De personalidade difícil, Orides isolou-se dos amigos e morreu em 1998, em um sanatório em Campos do Jordão (SP).
Leia alguns poemas de Orides Fontela, publicados no livro Poesia reunida, de 2006:
FALA (Transposição)
Tudo
será difícil de dizer:
a palavra real
nunca é suave.
Tudo será duro:
luz impiedosa
excessiva vivência
consciência demais do ser.
Tudo será
capaz de ferir. Será
agressivamente real.
Tão real que nos despedaça.
Não há piedade nos signos
e nem no amor: o ser
é excessivamente lúcido
e a palavra é densa e nos fere.
(Toda palavra é crueldade.)
TABELA (Helianto)
Existe
resiste
persiste
insiste
Desiste
VOO (Axiomas)
Ter
asas
é não ter
cérebro
ter
cérebro
é não ter
asas.
PRECE (O Antipássaro)
Senhora
das feras
e esferas
Senhora
do sangue
e do abismo
Senhora
do grito
e da angústia
Senhora
noturna
e eterna
escuta-nos!
Notícias
Viagem Literária: 67 cidades paulistas são selecionadas para a 18ª edição do programa
Foram recebidas 120 inscrições completas, representando 108 municípios paulistas. O processo seletivo levou em conta critérios técnicos
Postado em 27 DE março DE 2026
SP Leituras é referência em reportagem sobre bibliotecas vivas
Matéria do Sesc SP destaca a gestão da BSP e da BVL e a visão de biblioteca como espaço de liberdade
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
