Viagem Literária realiza evento para discutir próximos passos
Postado em 26 DE março DE 2014O Secretário de Estado de Cultura, Marcelo Mattos Araujo, agradeceu a presença de todos e reforçou a parceria e o compromisso do governo com as bibliotecas públicas municipais. “O Viagem Literária vai ser ampliado este ano, um passo importante para o fortalecimento da relação com as comunidades”, comentou. “E os editais de modernização são um claro compromisso com os programas de incentivo à leitura no Estado."
A coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura (UBL), Adriana Cybele Ferrari, ressaltou que todo cidadão tem direito a cultura e que o Viagem Literária é uma oportunidade ímpar para promover programação cultural nas cidades do interior. Ela também comentou que é necessário a adesão dos profissionais de bibliotecas nas oficinas de capacitação do SisEB. "Não fazemos cursos só na capital, mas em todo o Estado. O profissional motivado e comprometido faz acontecer", falou. “Isso porque o sistema é feito de gente e não de livros ou prédios”, completou.
O diretor-executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destacou que o Viagem Literária privilegia a difusão da literatura e de autores brasileiros. "É um importante instrumento para aproximar a biblioteca da comunidade e dinamizar a programação cultural destes equipamentos", disse.
A coordenadora do Viagem Literária, Ana Carolina Nogueira, ressaltou que o programa deve abranger “não somente as crianças das escolas, mas sim toda a comunidade". Atualmente, mais de 80% do público do programa é formado por pessoas em idade escolar. "Notamos que o Viagem Literária aumenta a frequência na biblioteca e o interesse pela leitura. Queremos prolongar esse efeito para todo ano", ressaltou.
Gestores de bibliotecas de cidades como Itanhaém, Penápolis, Promissão, São Bento de Sapucaí e Três Fronteiras também puderam apresentar painéis com suas experiências individuais para troca de informações entre os profissionais.
A tarde foi reservada para palestra com o escritor Ricardo Ramos Filho e dinâmica mediada pelo psicólogo Rogério Augusto Cortes. Ramos enfatizou que "criatividade não é um dom e que todos podem ser criativos”. Cortes comentou que é necessário sempre “incitar o protagonismo de uma equipe, de uma comunidade e de uma cidade”.
Ao todo, estiveram presentes 95 profissionais de 67 cidades paulistas.
Notícias
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva reúne centenas de profissionais para debater sustentabilidade e cidadania
Papel estratégico das bibliotecas públicas perante a crise socioambiental e a urgência de repensar os espaços de leitura
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026

