Viagem Literária realiza evento para discutir próximos passos
Postado em 26 DE março DE 2014O Secretário de Estado de Cultura, Marcelo Mattos Araujo, agradeceu a presença de todos e reforçou a parceria e o compromisso do governo com as bibliotecas públicas municipais. “O Viagem Literária vai ser ampliado este ano, um passo importante para o fortalecimento da relação com as comunidades”, comentou. “E os editais de modernização são um claro compromisso com os programas de incentivo à leitura no Estado."
A coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura (UBL), Adriana Cybele Ferrari, ressaltou que todo cidadão tem direito a cultura e que o Viagem Literária é uma oportunidade ímpar para promover programação cultural nas cidades do interior. Ela também comentou que é necessário a adesão dos profissionais de bibliotecas nas oficinas de capacitação do SisEB. "Não fazemos cursos só na capital, mas em todo o Estado. O profissional motivado e comprometido faz acontecer", falou. “Isso porque o sistema é feito de gente e não de livros ou prédios”, completou.
O diretor-executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destacou que o Viagem Literária privilegia a difusão da literatura e de autores brasileiros. "É um importante instrumento para aproximar a biblioteca da comunidade e dinamizar a programação cultural destes equipamentos", disse.
A coordenadora do Viagem Literária, Ana Carolina Nogueira, ressaltou que o programa deve abranger “não somente as crianças das escolas, mas sim toda a comunidade". Atualmente, mais de 80% do público do programa é formado por pessoas em idade escolar. "Notamos que o Viagem Literária aumenta a frequência na biblioteca e o interesse pela leitura. Queremos prolongar esse efeito para todo ano", ressaltou.
Gestores de bibliotecas de cidades como Itanhaém, Penápolis, Promissão, São Bento de Sapucaí e Três Fronteiras também puderam apresentar painéis com suas experiências individuais para troca de informações entre os profissionais.
A tarde foi reservada para palestra com o escritor Ricardo Ramos Filho e dinâmica mediada pelo psicólogo Rogério Augusto Cortes. Ramos enfatizou que "criatividade não é um dom e que todos podem ser criativos”. Cortes comentou que é necessário sempre “incitar o protagonismo de uma equipe, de uma comunidade e de uma cidade”.
Ao todo, estiveram presentes 95 profissionais de 67 cidades paulistas.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025