Viagem Literária encerra bem-sucedida jornada de encontros de escritores com o público em bibliotecas do interior de SP
Postado em 03 DE outubro DE 2019
Os autores Ana Lúcia Merege e Enéias Tavares foram os últimos a participar desta jornada literária, e experienciar momentos de alegria e emoção nas bibliotecas públicas municipais paulistas.
Em cada lugar, segundo relatos dos escritores, havia um público peculiar, com características e interesses distintos um do outro. Os próprios espaços de biblioteca se distinguem entre si na arquitetura, nas pessoas que frequentam, na história do entorno e do território. “É uma viagem que não é ligeira e ninguém tem pressa de chegar”, disse Ana Lúcia ao atravessar o estado na direção norte, indo para Barretos e Colina.
Enéias viajou por Anhumas, Rancharia, Marília, Garça e Tarumã. Dias incríveis envolveram conversas sobre criação literária, troca de ideias, autógrafos e muitas fotos, além do ápice de estar com o escritor, “ao vivo”. Em Marília, a biblioteca criou uma ambientação especial para receber o programa. O espaço foi decorado com balões amarelos, roxos e verdes, acompanhando as cores do Viagem Literária. Havia, ainda, toalhas cobrindo as mesas, pufes e almofadas, e um mural com os quadrinhos produzidos pelo autor.
[gallery size="large" ids="17021,17022,17023,17024,17025,17026,17027,17028"]
“Em Votuporanga, recebi juntas, turmas do terceiro, quinto e nono ano. O foco do nosso bate-papo foi o ofício de escritor e os meus livros. Os alunos fizeram muitas perguntas espertas e contei uma história, um conto de Malba Tahan, para os menores enquanto os do 9 º ano chegavam”, disse Ana Lúcia. Já em Bady Bassitt, a dinâmica foi diferente: o encontro durou duas horas e quem participou da aventura fez exercícios de criação coletiva de histórias e universos fantásticos. Em Estrela d´Oeste, o único lugar onde os jovens haviam trabalhado previamente com um dos livros de Ana Lucia Merege, houve uma discussão mais aprofundada em torno de personagens, enredo e cenários.
“Eu estou maravilhado com tudo o que aprendi com os colegas das bibliotecas, os alunos presentes, professores, o carinho dos leitores. Que programa precioso, que impacto importante em cada uma das cidades”, resumiu o escritor Enéias Tavares.
A história do Viagem Literária acaba aqui. Entrou por uma porta, saiu pela outra, quem quiser que conte outra!
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025