As bibliotecas virtuais são opções interessantes para desfrutar do tempo fazendo boas leituras. Selecionamos algumas dicas para que esse passeio imaginário por prateleiras resulte em escolhas bacanas para seus próximos dias.

http://www.dominiopublico.gov.br/ – Aqui, você consegue pesquisar por conteúdo, palavra-chave, título e nome de autor, e há, além de livros, dissertações e teses. Há vídeos e áudios também. Tudo gratuito. O que acha de começar a desvendar essas categorias todas pelas obras de Fernando Pessoa?

http://machado.mec.gov.br/index.php – No site Machado de Assis – Vida e Obra, as categorias ajudam a navegar (romance, conto, poesia, crônica, teatro, crítica, tradução, entre outras). Uma linha do tempo desvenda a trajetória do escritor, desde seu nascimento em 21 de junho no Rio de Janeiro em 1839, passando pelo seu poema “Ela”, publicado em 1855 e pelo seu ingresso como aprendiz na Tipografia Nacional em 1856, até sua morte em 1908.

https://www.wdl.org/pt/ – A Biblioteca Digital Mundial conta com mais de 19 mil itens para pesquisa sobre mais de 190 países. Tudo grátis e com audiodescrição nos resultados das buscas (o link já leva ao conteúdo em português). Que tal iniciar sua navegação por aqui pela primeira edição da coletânea das peças de William Shakespeare, disponibilizada pela Biblioteca Folger Shakespeare)?

http://bndigital.bn.gov.br/ – A Biblioteca Nacional tem acervo digital disponível gratuitamente também e que conta, além de obras literárias, com fotografias e obras de arte. Uma visita e tanto, que pode render muitas sessões virtuais, não é?! São mais de 2 milhões de documentos de livre acesso! E o primeiro passo dentro de todo esse acervo pode ser uma exposição sobre Leonardo Da Vinci virtual, o que acha? Dá para ver as peças da mostra, clicando aqui.

http://bndigital.bnportugal.gov.pt/ – A Biblioteca Nacional Digital de Portugal também consta entre nossas dicas para suas visitas virtuais. O site sempre traz novidades, coleções, exposições e disponibiliza buscas por temas para facilitar a exploração do acervo. A sugestão é iniciar com uma visita pela obra de Eça de Queirós.

http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/publicacoes-digitais/ – A Casa Guilherme de Almeida traz opções entre contos, ensaios e até texto de peça teatral. Um dos passeios por aqui pode bem ter início com obra de James Joyce, não acha? Se decidir assim, leia A Pensão no link: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/publicacoes-digitais/contos.php?id=5

Fique ligado em nossas redes sociais e site! Sempre teremos novidades para que sua permanência em casa seja prazerosa e marcada pelas várias formas de cultura. E, claro, de muita literatura!