Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Venha conversar com o escritor e jornalista Tom Farias

Postado em 12 DE novembro DE 2021

O tradicional bate-papo do Segundas Intenções de novembro será com o escritor e jornalista Tom Farias. O encontro mediado pelo também jornalista Manuel da Costa Pinto apresenta a vasta produção bibliográfica do autor, focada principalmente na produção de biografias de personalidades menosprezadas da nossa história, como Carolina Maria de Jesus, Luiz Gama e José do Patrocínio. Por trás de um olhar tranquilo e a voz calma, nosso convidado possui uma enérgica e aguerrida luta pelo reconhecimento do lugar do negro na sociedade.

 

Tom Farias é também autor dos romances Os Crimes do Rio Vermelho A Bolha, escritos e publicados durante a pandemia. Além de escritor, trabalha como professor de literatura brasileira e coordena o Centro de Estudos em História e Literatura Afro-Brasileira, da Universidade Zumbi dos Palmares. Como dramaturgo participou da produção do programa Espelho, de Lázaro Ramos, filmes de Sylvio Back e novelas de Walter Negrão. É roteirista da série Os libertários, da TV Cultura.

 

Seus livros José do Patrocínio: a pena da abolição e Carolina: uma biografia receberam o prêmio Jabuti em 2009 e 2019, respectivamente. Tom Farias já tem mais três obras prontas para serem lançadas em 2022: Confissões de um menino preto (memórias); O homem que parou o Brasil – a vida de João Cândido (biografia) e Toda Fúria (romance).


  

 

Na Biblioteca de Parque Villa-Lobos você encontra no acervo físico o livro Escritos negros: crítica e jornalismo literário (Editora Malê, 2020), e na biblioteca digital o e-book José do Patrocínio: a pena da abolição (Kapulana, 2015). O evento também será transmitido pelo Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos e não é necessário inscrição.


Estamos abertos de terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h30, atendendo com capacidade total, porém respeitando os protocolos contra a covid-19. A medida atende a atual fase do Plano São Paulo.