Venha conversar com a escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka
Postado em 31 DE março DE 2022
Crédito: Acervo pessoal Abrir um livro infantil é entrar em um universo de cores, fantasia e conhecimento. Um mundo muito familiar para a artista plástica, escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka. Nascida em Duartina, pequena cidade no interior de São Paulo, Lúcia passou a infância no sítio Asahi, onde a família tinha uma criação de bicho-da-seda. Sem luz elétrica, sua diversão preferida era ler os livros em japonês que o pai trazia mensalmente da cidade. As imagens dos ehons (livros somente de ilustrações) despertaram seu interesse para o desenho ainda criança.
O caminho natural foi seguir para São Paulo para estudar na Faculdade de Belas Artes, na década de 1980. Seu ingresso na profissão foi feito de forma gradual e bem planejada. Após conhecer o trabalho de Eva Furnari, Lúcia percebeu que esse poderia um ser um bom campo de trabalho. Sem portfólio para mostrar nas editoras, criou o próprio livro com texto e imagens. A tática deu resultados, mas a ilustradora ainda não se achava pronta para assumir a carreira. Só aceitou definitivamente a literatura infantojuvenil como ofício principal depois de ganhar uma bolsa de estudos na Universidade de Educação de Fukuoka, no Japão, e fazer cursos de gravuras e várias oficinas de criação literária no Brasil.
Entre seus diversos livros produzidos e premiados, estão a coleção de contos e lendas do Japão Urashima Taro – A história de um Pescador, que recebeu o selo de altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ) e os títulos Histórias Guardadas pelo Rio e Chão de Peixes, vencedores do Jabuti (2019) na categoria melhor livro juvenil e melhor ilustração, respectivamente.
O bate-papo com a escritora será mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto e será transmitido ao vivo pelo Facebook da biblioteca. Aproveite para conhecer as obras da escritora disponíveis no nosso acervo.
Para ler:
Notícias
SP Leituras discute leitura digital e formação de leitores na Bienal do Livro
Postado em 11 DE setembro DE 2026
Viagem Literária reúne mais de 300 participantes na BVL
18ª edição tem como tema Mulheres da Literatura
Postado em 27 DE agosto DE 2026
Viagem Literária leva contação de histórias à Biblioteca de São Paulo
Educadora e contadora de histórias Camila Genaro participa de dois encontros com estudantes da rede pública na Biblioteca de São Paulo
Postado em 07 DE agosto DE 2026
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026



