Veja o passo a passo para construir sua boneca Abayomi
Postado em 10 DE junho DE 2021
- tecido preto;
- tecidos coloridos;
- tesoura sem ponta.
Passo 1
Pegue um pedaço do tecido preto e faça um nó na parte de cima, como mostra a imagem.

Passo 2
Agora, faça um corte com a tesoura do centro da base até a metade do tecido.

Passo 3
Faça um nó na extremidade de cada lado. Elas serão as pernas da boneca.

Passo 4
Pegue uma outra tira de tecido preto e faça um nó em cada ponta. Este pedaço se transformará nos braços da boneca.

Passo 5
Junte a tira com o corpo dando um nó na cintura da boneca.

Passo 6
Chegou a hora de preparar a roupa. Pegue um pedaço de tecido colorido, dobre no meio e faça um pequeno corte com a tesoura na parte de cima. Dessa forma, criamos a blusa.

Passo 7
Agora, escolha um pedaço de tecido para fazer a saia, uma tira pequena para fazer o cinto e outra para o turbante.

Passo 8
Prenda a saia na cintura da boneca com uma das tiras. Com a outra, faça um laço bem bonito na cabeça.

Você sabia que, quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que está oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa? Use a criatividade, experimente outro tipos de nós para criar efeitos diferentes e comece a presentear quem ama com as bonecas Abayomi!
E que tal um dica de leitura?! O livro “Meu crespo é de rainha”, de Bell Hooks celebra a beleza e a diversidade dos cabelos crespos e cacheados. Enaltece a beleza dos fenótipos negros, exaltando penteados e texturas afro, servindo de referência à garotas que se veem ali representadas e admiradas. A obra de Bell Hooks incentiva a liberdade de expressar a individualidade. Os rituais implícitos na obra estão enraizados nas tradições da própria infância, quando “fazer” o cabelo é uma boa “desculpa” para as meninas se reunirem, rirem e contarem histórias juntas. Embarque nessa sugestão!

*Disponível na Biblioteca Parque Villa-Lobos e Biblioteca de São Paulo
Depois, compartilhe com a gente, em fotos e vídeos, como foi a produção da boneca por aí. É só publicar nas redes sociais utilizando as hashtags #BSP e #CulturaSP.
Notícias
Visita técnica ao Mundo do Circo reforça integração cultural no Parque da Juventude
Equipes da SP Leituras conheceram equipamento do Governo de São Paulo voltado a tradição circense
Postado em 22 DE abril DE 2026
Biblioteca Parque Villa-Lobos é indicada ao prêmio IFLA Green Library Award 2026
Projeto Percurso Mata Atlântica se torna referência internacional entre bibliotecas verdes
Postado em 16 DE abril DE 2026
BibliON ganha destaque em matéria da Folha de S. Paulo sobre acesso gratuito a livros
Plataforma tem mais de meio milhão de leitores
Postado em 10 DE abril DE 2026
Viagem Literária: 67 cidades paulistas são selecionadas para a 18ª edição do programa
Foram recebidas 120 inscrições completas, representando 108 municípios paulistas. O processo seletivo levou em conta critérios técnicos
Postado em 27 DE março DE 2026

