Veja como foi o Segundas Intenções com Ana Maria Gonçalves
Postado em 19 DE novembro DE 2020
Ainda sim, o novo trabalho mantém a temática negra, as discussões sobre preconceito, escravidão e apagamento da memória. O cenário é futurista, mas os "ismos" que discutimos e repensamos atualmente seguem extremamente presentes nas páginas deste novo livro, ainda sem data de publicação, como salienta a escritora.
Identidade negra, busca pelas origens e a necessidade de adquirir informações que não as contadas por pessoas e governos brancos, também foram assuntos muito presentes no encontro. "A consciência de si, da cor e da pele vêm, para muitos negros, por meio do racismo", reflete a autora. Ana Maria Gonçalves também compartilhou um pouco do processo para chegar ao livro "Um defeito de cor". Foram cinco anos e 19 versões até a publicação.
A escritora compartilhou que a mãe e a irmã são as suas principais leitoras em tudo o que faz. E que foi com a mãe que ela aprendeu a ler e a gostar de ler.
Vale a pena embarcar nesse bate-papo e ficar de olho nos próximos encontros do programa Segundas Intenções. Anota aí:
Notícias
SP Leituras é referência em reportagem sobre bibliotecas vivas
Matéria do Sesc SP destaca a gestão da BSP e da BVL e a visão de biblioteca como espaço de liberdade
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
