Vale a pena ler de novo!
Postado em 05 DE fevereiro DE 2025
Crédito: Equipe SP Leituras Neste mês, a equipe de acervo preparou uma lista de livros que ficaram na memória e merecem ser revisitados. Confira as opções impressas, e-books e boa leitura!
Impressos
Os miseráveis, de Victor Hugo (Tradução de José Angeli)
Jean Valjean é condenado a 19 anos de prisão por roubar um pão. Ao deixar o cárcere, adota outra identidade e transforma-se em um próspero empresário. Perseguido pelo obsessivo inspetor Javert, é obrigado a revelar seu nome verdadeiro e é preso novamente. Jean Valjean conseguirá escapar desta vez? Os miseráveis faz um retrato da pobreza e dos maus-tratos infantis na conturbada França do século XIX e mostra a luta de um povo contra a tirania de um regime político opressor (fonte: livraria Cultura)
Viagem ao centro da Terra, de Jules Verne (Tradução de Juliana Ramos Gonçalves)
O professor Lidenbrock consegue decifrar um enigma do pergaminho de um cientista do século XII e se junta ao seu sobrinho, o jovem Áxel, para checar a possibilidade de chegar ao centro da Terra seguindo o relato decifrado (fonte: Amazon)
Dom Casmurro, de Machado de Assis
Dom Casmurro, publicado em 1899, é o 21º livro e o sétimo romance de Machado de Assis. O título refere-se a Bento Santiago, um homem de seus sessenta anos, autor ficcional, narrador e protagonista da história, que procura, com a escrita, reviver o vivido. Em torno da família Santiago gravitam as demais personagens. Os conflitos têm início e se desenvolvem a partir do envolvimento de Bentinho e Capitu, que vai do namoro ao matrimônio, passando pelo nascimento do filho, até a separação. Dom Casmurro tornou-se um dos livros mais discutidos e polêmicos de toda a literatura brasileira. A tal ponto que hoje é difícil, se não impossível, separar seu enredo das leituras que ele provocou (fonte: contracapa)
1984, de George Orwell (Tradução de Karla Lima)
Publicado em 1949, o texto de Orwell nasceu destinado à polêmica. Traduzido em mais de sessenta países, virou minissérie, filmes, quadrinhos, mangás e até uma ópera. Ganhou holofotes em 1999, quando uma produtora holandesa batizou seu reality show de Big Brother. 1984 foi responsável pela popularização de muitos termos e conceitos, como Grande Irmão, duplopensar, novidioma, buraco da memória e 2 2 5. O trabalho de Winston, o herói de 1984, é reescrever artigos de jornais do passado, de modo que o registro histórico sempre apoie a ideologia do Partido. Grande parte do Ministério também destrói os documentos que não foram revisados, dessa forma não há como provar que o governo esteja mentindo. Winston é um trabalhador diligente e habilidoso, mas odeia secretamente o Partido e sonha com a rebelião contra o Grande Irmão (fonte: Amazon)
BibliOn
Moby-Dick, de Herman Melville.
Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne
Dom Quixote, de Miguel de Cervantes
Notícias
Biblioteca Parque Villa-Lobos é indicada ao prêmio IFLA Green Library Award 2026
Projeto Percurso Mata Atlântica se torna referência internacional entre bibliotecas verdes
Postado em 16 DE abril DE 2026
BibliON ganha destaque em matéria da Folha de S. Paulo sobre acesso gratuito a livros
Plataforma tem mais de meio milhão de leitores
Postado em 10 DE abril DE 2026
Viagem Literária: 67 cidades paulistas são selecionadas para a 18ª edição do programa
Foram recebidas 120 inscrições completas, representando 108 municípios paulistas. O processo seletivo levou em conta critérios técnicos
Postado em 27 DE março DE 2026
SP Leituras é referência em reportagem sobre bibliotecas vivas
Matéria do Sesc SP destaca a gestão da BSP e da BVL e a visão de biblioteca como espaço de liberdade
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
