Três finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2013 debatem na Biblioteca de São Paulo
Postado em 18 DE outubro DE 2013Três dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2013 vão estar presentes na Biblioteca de São Paulo no dia 26 de outubro, às 11 horas, para participar de um debate sobre literatura. São os autores Elvira Vigna, Raphael Montes e Ricardo Lísias. A iniciativa faz parte de um programa de debates do Prêmio para apresentar os finalistas ao público. Ao todo, serão nove encontros, cinco no interior do Estado e quatro na capital. A mediação do debate será da jornalista Adriana Couto. O anúncio dos vencedores será no dia 25 de novembro, no auditório do Museu da Língua Portuguesa.
A escritora e desenhista Elvira Vigna nasceu em 1947, no Rio de Janeiro, atualmente mora em São Paulo. Formada em Literatura pela Universidade de Nancy, na França, é também mestre em Comunicação pela UFRJ. Concorre ao prêmio na categoria melhor autor com o romance O que deu para fazer em matéria de história de amor (2012), da Companhia das Letras. O livro conta uma história de amor, crime e adultério.
Já o carioca Raphael Montes nasceu em 1990 e é advogado e escritor. Publicou contos em diversas antologias de mistério, como na revista americana Ellery Queen Magazine. Suicidas (2012), seu romance de estreia, foi finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010 e do Prêmio Machado de Assis 2012, da Biblioteca Nacional. Foi indicado ao Prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor com menos de 40 anos pelo livro, que conta a história de jovens da elite do Rio de Janeiro que participam de uma roleta-russa.
Por fim, Ricardo Lísias nasceu em 1975, na cidade de São Paulo. Publicou em 1999 o romance Cobertor de estrelas (Rocco), traduzido para o espanhol e o galego. É autor também do livro de contos Anna O. e outras novelas (Globo), finalista do Prêmio Jabuti de 2008. Foi indicado ao Prêmio São Paulo na categoria melhor autor com O céu dos suicidas (2012), da editora Objetiva. A obra conta a história de um jovem colecionador que vê seu mundo se desintegrar ao perder seu melhor amigo.
O Prêmio São Paulo de Literatura está entre os prêmios literários de maior visibilidade no País e vem ajudando a divulgar obras e autores que se tornam relevantes no cenário nacional. Desde que foi criado, o Prêmio teve participação de um total de 1.177 livros e contribuiu de forma decisiva para dar visibilidade não só às obras vencedoras, mas também aos trabalhos finalistas.
Para conferir mais notícias, acesse o site oficial.
Serviço
Local: Biblioteca de São Paulo – Parque da Juventude
Data e horário: 26 de outubro, 11 horas.
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 - Estação Carandiru
Telefone: (11) 2089-0800
Metro: Carandiru – Linha Azul