Tatiana Salem Levy é a entrevistada do Segundas Intenções de maio
Postado em 28 DE abril DE 2021
Tatiana Salem Levy é roteirista, contista, tradutora, ensaísta e autora de histórias infantis. Vive em Portugal, onde nasceu em 1979, quando sua família se exilou da ditadura militar brasileira, e atua como professora na Universidade Nova de Lisboa.
Graduou-se em Letras com ênfase em português e literatura, em 1999, e em francês, em 2002, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Deu sequência aos estudos acadêmicos, com aprofundamento em literatura, no mestrado e doutorado ambos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Parte das suas pesquisas do doutorado foram conduzidas na Brown University (Providence, Estados Unidos) e na Universidade de Paris III (França).
[caption id="attachment_65239" align="aligncenter" width="702"]
Tatiana é roteirista, contista, tradutora, ensaísta e autora de histórias infantis. Foto: Divulgação.[/caption]Tatiana é autora de A chave de casa, romance de estreia pelo qual recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2008. Publicou ainda, Dois rios, em 2011, e Paraíso, em 2014. Tem também dois livros dedicados ao público infantil, Curupira Pirapora (Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 2013) e Tanto Mar (Prêmio Academia Brasileira de Letras, em 2014). A escritora acaba de lançar, pela editora Todavia, o romance Vista Chinesa. A ficção é inspirada em um acontecimento real e trágico e sua narrativa expõe as contradições entre as lindas paisagens cariocas e a violência entranhada. Leia aqui um trecho da obra. Quer saber mais sobre o livro? Assista a entrevista concedida por ela para o Todavia ao vivo, disponível no YouTube.
Confira também os livros da autora disponíveis para empréstimo no catálogo da BSP.
Segundas Intenções Online, com Tatiana Salem Levy. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Segunda-feira, 10 de maio, das 19h às 20h. Transmissão ao vivo na página da BSP no Facebook. Não é necessário fazer inscrição.
Notícias
Viagem Literária: 67 cidades paulistas são selecionadas para a 18ª edição do programa
Foram recebidas 120 inscrições completas, representando 108 municípios paulistas. O processo seletivo levou em conta critérios técnicos
Postado em 27 DE março DE 2026
SP Leituras é referência em reportagem sobre bibliotecas vivas
Matéria do Sesc SP destaca a gestão da BSP e da BVL e a visão de biblioteca como espaço de liberdade
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
