SP Leituras e Instituto Tellus capacitam bibliotecas para o programa Bebelê
Postado em 08 DE dezembro DE 2016O projeto, que já é realizado há quatro anos na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), está se expandindo por meio do edital lançado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP) em parceria com a SP Leituras e o Instituto Tellus. Esta iniciativa também conta com o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
A capacitação teve como objetivo apresentar a estrutura do programa e proporcionar aos monitores o contato com crianças de até 4 anos. A ideia é aplicar os conhecimentos adquiridos com um suporte da equipe da SP Leituras e Tellus no momento da atividade.
Divididos em sete grupos espalhados pela creche, os monitores relataram experiências desafiadoras, porém fantásticas junto às crianças. A atividade dura 45 minutos e integra livros com músicas infantis, brincadeiras, muita conversa e contação de histórias, dando liberdade para as crianças tocarem nas obras e participarem das histórias.
O encontro contou ainda com a participação dos monitores da BVL que já aplicam o programa na biblioteca. Eles apresentaram uma contação de histórias e ficaram disponíveis em um bate-papo para trocar experiências.
O ilustrador e escritor Weberson Santiago também participou da atividade contando a história do seu livro O invasor e discutindo a importância das imagens nos livros infantis. “Escrever nada mais é do que desenhar símbolos e letras, cada um tem a sua forma de fazer esse traço. Todo mundo sabe desenhar e tudo que está ao nosso redor foi desenhado por alguém” disse sobre a importância de incentivar a criação a partir do desenho. Weberson doou exemplares dos livros O invasor e Artbook para os participantes.
Além do treinamento com os monitores, as bibliotecas contempladas pelo edital vão receber a doação de um kit completo composto por acervos de livros-brinquedo, materiais pedagógicos, tablets, TVs, móveis e demais recursos a serem empregados no programa.
Riqueza, curiosidade, renovação e desafio, foram algumas palavras citadas pelos participantes para simbolizar o encontro que visa a difusão não só do projeto, mas a leitura prazerosa para crianças.
Nesta sexta-feira, 9 de dezembro, o Bebelê começa a ser implementado nas bibliotecas do interior. A primeira cidade é Ourinhos. Este processo vai até o dia 17 de dezembro. Confira as cidades selecionadas pelo edital do Condeca-SP neste link.
Veja fotos da atividade:
[gallery link="file" columns="1" size="large" ids="49420,49421,49422,49423,49424,49425,49426,49427,49428,49429,49430,49431"]