Slams se adaptam ao ambiente virtual
Postado em 21 DE janeiro DE 2021
A batalha de poesia falada chamada Slam tomou uma nova forma. Agora acontecendo pela internet, mostrou que não tem fronteiras e reúne pessoas dos mais diversos lugares, inclusive de fora do país.
[caption id="attachment_63439" align="alignleft" width="300"]

“O virtual traz seus limites e, principalmente, a impossibilidade de vibrarmos coletivamente em presença . Por outro lado, com o surgimento dos slams online, poetas que nunca estariam juntos puderam interagir. Fizemos slams onde pessoas de outros estados, e até mesmo de outros países, de outros continentes, participaram. Isso é uma possibilidade muito interessante porque cria uma rede internacional”, conta Roberta Estrela D’Alva, fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e idealizadora e slammaster do ZAP!, primeiro poetry slam (campeonato de poesia) brasileiro.
A Biblioteca de São Paulo já ofereceu essa experiência para o público. Em outubro de 2020 a sua página do Facebook foi palco da BSP+Zap!Slam, um mini campeonato de poesia falada completamente online. A final contou com nove poetas e teve um público de mais de 50 pessoas. O poeta campeão foi Lucas Afonso, da Zona Leste de São Paulo, que conquistou também uma vaga no SLAM SP – Campeonato Paulista de Poesia Falada.
O momento que a sociedade passa evidencia a necessidade das pessoas darem vazão ao que estão sentindo. “Os slams são realizados e frequentados por pessoas que têm urgência em dizer e serem ouvidas. Essa necessidade não acaba por conta da pandemia. Mas se destaca em momentos como o que vivemos”, explica ela.
Quem quer entrar no circuito dos Slams para se apresentar tem a oportunidade, no dia 26 de janeiro, de participar da Oficina Online de Férias Zap! Slam com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Serão abordados temas relacionados ao universo do poetry slam tanto em forma quanto em conteúdo. Saiba mais aqui.
[caption id="attachment_63207" align="alignright" width="300"]

Roberta Estrela D’alva dá algumas dicas para quem está começando nas batalhas poéticas:
- Frequente Slams, agora estão acontecendo online.
- Escreva com o coração sem se preocupar em parecer com ninguém.
- Leia! Ler melhora a escrita.
- Pratique a leitura dos seus textos em voz alta.
Procurando inspiração? Confira no catálogo da BSP a Coleção Slam. Lá você também encontra o livro Teatro hip-hop: a performance poética do ator-MC da Roberta Estrela D’Alva.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025