Site Melhores ONGs destaca a premiação recebida pela SP Leituras
Postado em 16 DE fevereiro DE 2022Em entrevista para o site do prêmio Melhores ONGs, o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, aponta os motivos que fizeram a organização ser escolhida como a Melhor de ONG de Cultura do Brasil. Entre os itens apontados, estão a transparência das ações, a condução segura dos processos administrativos e o compromisso da equipe de trabalho e parceiros em seguirem à risca os propósitos da instituição.
A pandemia em 2020 trouxe novos desafios para a SP Leituras, principalmente porque o digital não é acessível a todos os públicos. Ao mesmo tempo, o distanciamento social contribuiu para as equipes reverem as atividades e entenderem o que era essencial e o que era relevante nas ações oferecidas, tanto nas bibliotecas gerenciadas pela instituição, quanto nos programas do SisEB.
Outro ponto de destaque na matéria foram os projetos a serem realizados em 2022. No momento, a organização está concentrada na expansão do projeto da Biblioteca Digital do estado de São Paulo, a ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano, e que irá funcionar como um braço de apoio para as ações presenciais de leitura realizadas nas bibliotecas físicas.
“Também estamos mergulhados num projeto de reforço de nossos laços internos e com nossos parceiros”, comenta o diretor. Na prática significa disseminar e aplicar os conceitos de biblioteca viva associados às mudanças culturais registradas nos últimos anos. A começar pela quebra do paradigma do império do silêncio. “Biblioteca é um espaço de construção coletiva do conhecimento, um ambiente de troca e de debates para manter as mentes inquietas. O barulho faz parte desse processo”, explica Pierre.
Por outro lado, o local proporciona uma ruptura na velocidade do mundo exterior ao oferecer uma pausa para a leitura, a escuta, o entretenimento, a contemplação, a discussão e a pluralidade de ideias. “Temos como missão ajudar as pessoas a serem donas de si e do próprio tempo”, almeja o diretor.
Leia a matéria completa aqui!