Site Literatura Brasileira no XXI celebra o livro no mês de abril
Postado em 01 DE abril DE 2021Partindo da materialidade da publicação como objeto, o site apresenta resultado da oficina online "Um brinquedo chamado livro: as possibilidades do livro infantil que extrapolam a narrativa escrita", conduzida pelo professor e escritor Fabiano Fernandes Garcez, na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL). Há textos, críticas, sugestões de leitura, entrevistas, podcasts e muito mais, com base também nas programações culturais da Biblioteca de São Paulo (BSP) e BVL. Ambas as bibliotecas são instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela SP Leituras, eleita pelo terceiro ano consecutivo como uma das melhores ONGs do Brasil.
Entre as atividades que resultam dessa parceria, a oficina online deste mês intitulada “O lugar LGBTQIA+ no videoclipe brasileiro contemporâneo”, com Rodrigo Ribeiro Barreto, vai abordar as relações entre questões produtivas do campo do videoclipe, elementos estruturais e estratégias representacionais das dicotomias, das fronteiras e das ressignificações de gêneros e sexualidades. A atividade terá início em 3 de abril e as inscrições podem ser feitas pelo link www.bvl.org.br/inscricao.
O material do site está disponível em www.lbxxi.org.br para o público em geral, para os visitantes da BVL e da BSP, para o corpo discente da Unifesp e para o conjunto de cerca de 700 bibliotecas que fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, também gerido pela SP Leituras.
Sobre a SP Leituras
Criada em junho de 2010, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma Organização Social sem fins lucrativos que tem por missão idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo ao direito e à promoção da cultura, leitura e literatura. Gere a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Sobre a Unifesp
Tradicionalmente reconhecida pela formação de recursos humanos qualificados e pelo desenvolvimento de pesquisas científicas na área da Saúde, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem como seu núcleo de origem a Escola Paulista de Medicina (EPM), cuja fundação remonta a 1933. Com a promulgação da lei n.º 8.957, em 1994, a EPM transformou-se em universidade federal. Atualmente, a Unifesp atua em todas as áreas do conhecimento, realizando com excelência atividades de ensino, pesquisa e extensão nos seis campi implantados: São Paulo (Escola Paulista de Medicina e Escola Paulista de Enfermagem), Baixada Santista (Instituto Saúde e Sociedade e Instituto do Mar), Guarulhos (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), Diadema (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas), São José dos Campos (Instituto de Ciência e Tecnologia) e Osasco (Escola Paulista de Política, Economia e Negócios). O Campus Zona Leste, que abrigará o Instituto das Cidades, encontra-se em fase de implantação.