SisEB celebra 40 anos de promoção à leitura e fortalecimento das bibliotecas públicas
Postado em 09 DE outubro DE 2024
Em 2024, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) completa 40 anos de existência, celebrando uma trajetória marcada pela dedicação à promoção da leitura, à democratização do acesso ao conhecimento e ao fortalecimento das bibliotecas públicas em todo o estado de São Paulo.
Criado em 1984, o SisEB nasceu com a missão de articular ações conjuntas com os municípios paulistas para garantir que cada cidadão tivesse acesso a uma biblioteca pública de qualidade. Ao longo dessas quatro décadas, o Sistema tem sido um pilar essencial no desenvolvimento de programas que não apenas incentivam a leitura, mas também transformam as bibliotecas em espaços vivos, dinâmicos e inclusivos, capazes de fomentar a construção autônoma do conhecimento.
Com a coordenação da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e a parceria operacional da SP Leituras, o SisEB expandiu significativamente sua atuação. Entre as principais conquistas estão a integração de 1.448 bibliotecas e salas de leitura públicas em 447 municípios, além de um vasto repertório de ações culturais e formativas que impactaram diretamente mais de 430 mil pessoas.
Além disso, o SisEB tem promovido a atualização constante dos acervos, a capacitação de profissionais, e a disseminação de práticas que valorizam o papel das bibliotecas como centros culturais vibrantes. Iniciativas como o Seminário Internacional Biblioteca Viva, o Viagem Literária e o PraLer - Prazeres da Leitura, são exemplos de projetos inovadores que refletem o compromisso do SisEB em estar à frente das mudanças e necessidades contemporâneas.
Nesses 40 anos, o SisEB reafirma sua visão de que as bibliotecas são espaços essenciais para a inclusão social, a valorização da cultura e o incentivo à leitura. O futuro do SisEB promete continuar com essa missão, ampliando seu alcance, fortalecendo a rede de bibliotecas e, sobretudo, garantindo que cada cidadão e cidadã paulista possa usufruir plenamente do direito à cultura.
Viva o SisEB!
#SisEB40anos #CultSP
Notícias
Novo Plano Nacional do Livro e Leitura reforça papel das bibliotecas como espaços vivos de formação
PNLL amplia foco na formação de leitores e na atuação das bibliotecas como centros culturais e comunitários
Postado em 24 DE abril DE 2026
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026
Visita técnica ao Mundo do Circo reforça integração cultural no Parque da Juventude
Equipes da SP Leituras conheceram equipamento do Governo de São Paulo voltado a tradição circense
Postado em 22 DE abril DE 2026
Biblioteca Parque Villa-Lobos é indicada ao prêmio IFLA Green Library Award 2026
Projeto Percurso Mata Atlântica se torna referência internacional entre bibliotecas verdes
Postado em 16 DE abril DE 2026

