Sinergia dos games e experiência virtual surpreendem em webinar
Postado em 21 DE dezembro DE 2020
Francisco Tupy é doutor e mestre em aplicação de videogames na Educação e Comunicação pela ECA-USP e tem formação em ensino e aprendizagem pela Krishnamurti Foundation of America/UCSB (Califórnia, Estados Unidos). Professor e palestrante em vários países, ele é responsável pedagógico pelo projeto #HistoryBlocks da UNESCO, que utiliza o "Minecraft" e está presente em mais de 100 países. Em 2018, foi indicado à medalha Darcy Ribeiro. É bicampeão do evento Educators Excahnge (Seattle, 2015 e Budapeste, 2016).
Dentro do programa Praler - Prazeres da Leitura, a atividade atraiu a atenção de profissionais com diferentes formações. Os bibliotecários presentes inclusive lembraram da importância de estimular a curiosidade dos visitantes e levá-los a descobrir, a partir dos videogames, livros, narrativas, informações históricas diversas. Tupy incluiu tais observações em suas explanações, valorizando a atuação dos mediadores, em todos os espaços e das mais diferentes formas.
Termos como gamificação, interação e estratégica permearam todo o encontro. A intersecção entre os "universos" das bibliotecas e os jogos, por exemplo, foi destacada em diversos aspectos: entre eles, a presença, nestes ambientes, cada vez maior de ludotecas (com jogos eletrônicos, analógicos, de tabuleiro etc.), as visitas gamificadas (ou seja, transformadas em divertidas experiências com narrativas, recompensas e regras) e as oficinas, sejam as criativas, de análise ou expositivas.
Durante o webinar, Tupy compartilhou alguns jogos de diferentes origens como Mancala e o da Onça: respectivamente, disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=Sog-iKBh6vs e https://www.youtube.com/watch?v=NJFtAzorA-Y. Como defendeu o especialista, o ser humano só é considerado assim (humano) quando ele, de fato, joga. Para ele, é possível compreender uma sociedade conhecendo seus jogos. E, para exemplificar parte de suas explicações no webinar, o professor compartilhou com todos a navegação de um ambiente virtual, criado em "Minecraft". O cenário era o de uma biblioteca gigante, cheia de corredores e grandes estantes repletas de livros. Na narrativa, o jogador buscava uma obra em especial, enfrentando situações inusitadas e se confrontando com lugares surpreendentes.
Perdeu este encontro? Em breve, a íntegra da palestra estará disponível em nosso canal do YouTube, onde é possível encontrar também outros conteúdos relacionados com o tema.
[gallery size="full" columns="2" ids="19720,19719,19718,19717"]
Notícias

Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022
SP Leituras participa de debates promovidos pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destaca o lugar das novas bibliotecas como espaços de inovação e acolhimento para promover o diálogo com os novos leitores, em debate promovido pelo espaço Papo de Mercado.
Postado em 04 DE julho DE 2022
SP Leituras marca presença na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande é a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022