Sinergia dos games e experiência virtual surpreendem em webinar
Postado em 21 DE dezembro DE 2020
Francisco Tupy é doutor e mestre em aplicação de videogames na Educação e Comunicação pela ECA-USP e tem formação em ensino e aprendizagem pela Krishnamurti Foundation of America/UCSB (Califórnia, Estados Unidos). Professor e palestrante em vários países, ele é responsável pedagógico pelo projeto #HistoryBlocks da UNESCO, que utiliza o "Minecraft" e está presente em mais de 100 países. Em 2018, foi indicado à medalha Darcy Ribeiro. É bicampeão do evento Educators Excahnge (Seattle, 2015 e Budapeste, 2016).
Dentro do programa Praler - Prazeres da Leitura, a atividade atraiu a atenção de profissionais com diferentes formações. Os bibliotecários presentes inclusive lembraram da importância de estimular a curiosidade dos visitantes e levá-los a descobrir, a partir dos videogames, livros, narrativas, informações históricas diversas. Tupy incluiu tais observações em suas explanações, valorizando a atuação dos mediadores, em todos os espaços e das mais diferentes formas.
Termos como gamificação, interação e estratégica permearam todo o encontro. A intersecção entre os "universos" das bibliotecas e os jogos, por exemplo, foi destacada em diversos aspectos: entre eles, a presença, nestes ambientes, cada vez maior de ludotecas (com jogos eletrônicos, analógicos, de tabuleiro etc.), as visitas gamificadas (ou seja, transformadas em divertidas experiências com narrativas, recompensas e regras) e as oficinas, sejam as criativas, de análise ou expositivas.
Durante o webinar, Tupy compartilhou alguns jogos de diferentes origens como Mancala e o da Onça: respectivamente, disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=Sog-iKBh6vs e https://www.youtube.com/watch?v=NJFtAzorA-Y. Como defendeu o especialista, o ser humano só é considerado assim (humano) quando ele, de fato, joga. Para ele, é possível compreender uma sociedade conhecendo seus jogos. E, para exemplificar parte de suas explicações no webinar, o professor compartilhou com todos a navegação de um ambiente virtual, criado em "Minecraft". O cenário era o de uma biblioteca gigante, cheia de corredores e grandes estantes repletas de livros. Na narrativa, o jogador buscava uma obra em especial, enfrentando situações inusitadas e se confrontando com lugares surpreendentes.
Perdeu este encontro? Em breve, a íntegra da palestra estará disponível em nosso canal do YouTube, onde é possível encontrar também outros conteúdos relacionados com o tema.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025