Série de vídeos da SP Leituras ganha prêmio na Itália
Postado em 23 DE maio DE 2022A 12ª edição do concurso de curta-metragem A corto di libri: i cortometraggi raccontano le biblioteche, promovido pela Associação Italiana de Bibliotecas, em parceria com a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), premiou na categoria ficção a série Bibliotecas Fantásticas, produzida pela SP Leituras. Com participantes de vários países, como Brasil, Canadá, China, Croácia, Itália, Noruega, Eslovênia e África do Sul, o concurso tem o objetivo de valorizar as bibliotecas enquanto espaços de cultura e entretenimento ao retratar as relações e as atividades que ali ocorrem fora do lugar-comum. “É uma honra ver nosso trabalho reconhecido e estar ao lado de produções de outros países que, como nós, defendem o papel das bibliotecas públicas em suas comunidades”, comemora Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras.
Composta por quatro vídeos, a série criada em comemoração ao aniversário de 35 anos do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) mostra de forma lúdica e atrativa o conceito de biblioteca viva. As histórias encenadas pelo ator Arô Ribeiro, com roteiro do escritor José Roberto Torero, acontecem dentro de uma maleta com personagens em miniatura. As fábulas narram as diferentes formas de usar as bibliotecas, seja como ponto de encontro e troca de experiências, como no vídeo Biblioteca Nossa Senhora da Terceira Margem, seja como lugar para devorar livros, alimentar a alma e engordar a imaginação, no caso da Biblioteca de Banquete. Há ainda a história da mal-assombrada Biblioteca de Jururu e a soturna Biblioteca de Estrela do Leste, onde os leitores usam pirilampos e livros para fugir da escuridão.
“Quando me convidaram para fazer esse roteiro com o intuito de mostrar as várias possibilidades que as bibliotecas oferecem ao público, decidi juntar alguns microcontos que eu tinha escrito e publicado nas redes sociais com o encantador espetáculo do Arô Ribeiro, onde ele tira um universo mágico de uma mala”, conta Torero. Para encenar o roteiro, o ator Arô Ribeiro assume o papel de narrador ao mesmo tempo em que manipula os bonecos, dando vida aos pequenos personagens. “Enquanto aguardava o texto do Bibliotecas Fantásticas ficava imaginando se conseguiria transportar algo tão conceitual para dentro de um espaço cenográfico tão pequeno, mas assim que li o roteiro as imagens pareciam saltar na minha frente”, descreve o ator.
Os quatro vídeos do Bibliotecas Fantásticas podem ser vistos no canal do YouTube do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB).
Ficha técnica
Ator: Arô Ribeiro
Roteiro: José Roberto Torero
Direção: Duda Ferraz e Gustavo Figueiredo
Direção de arte: Fernanda Schaberle
Minimobiliário: René Misumi
Produção: Samambaia Filmes
Execução: SP Leituras
Realização: SisEB