Seminário Internacional Biblioteca Viva traz convidados da Lituânia e Alemanha e aborda temas como games, inovação e internet
Postado em 30 DE julho DE 2019
O universo em transformação das bibliotecas, as novas influências trazidas da experiência digital, o número crescente de booktubers, podcasts sobre livros e escritores, além da aproximação com os games são alguns dos temas abordados pelo 11º Seminário Internacional Biblioteca Viva – Conhecimento, Leitura e Literatura: Novas Trilhas. Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o evento – gratuito - será realizado em São Paulo entre 5 e 7 de agosto e visa inspirar, fortalecer e transformar em centros de referência cultural abertos a toda comunidade as mais de 700 bibliotecas de acesso público existentes nos municípios paulistas.
As novas trilhas abertas pela inovação tecnológica, pelas possibilidades de comunicação e pelas experiências chegam de muitos lugares e integram a programação. Entre os palestrantes, Sven Instinske, da Alemanha, abordará a gamificação e a experiência do compartilhamento digital na Biblioteca Bücherhalle, de Hamburgo. Já Eugenijus Stratilatovas, da Lituânia, vai dividir com o público como usa a tecnologia dos videogames de forma positiva nas bibliotecas de seu país. A gamificação é um recurso cada vez mais aplicado em contextos diversos, pois utiliza a mecânica lúdica de funcionamento dos jogos e enriquece, instrui e influencia.
O seminário é também um momento de reflexão e reavaliação. Por meio de mesas-redondas multidisciplinares, acontece, no dia 5, uma conversa que conecta literatura e games para favorecer a construção de conhecimento, com a participação dos especialistas no assunto Francisco Tupy, Ivelise Fortim e Pedro Zambon. O tema dos podcasts é assunto do dia 6, e reúne o músico Augusto Oliveira, o ator Paulo Carvalho e as criadoras do podcast “As desqualificadas”, Camila Cabete e Beatriz Alves, que falam de sua estreita relação com a literatura. No dia 7, o destaque é a paixão pela literatura e trabalho de mediação cultural realizado por booktubers como Tamy Ghannam, do canal LiteraTamy, Patricia Anunciada, do Letras Pretas, e Augusto Assis e Tatiany Leite, do “Vá Ler um Livro”.
Como de costume a troca de experiências será o forte da edição. Iniciativas desenvolvidas em todo o Brasil serão compartilhadas em painéis que apresentarão o aprendizado das bibliotecas. Serão destaque, ainda, as conversas com os escritores Eva Furnari, no dia 5, e Pedro Bandeira, no dia 7, ambos com importante trajetória no mundo da literatura infantojuvenil.
A inovação tem muito a contribuir com as bibliotecas. E aqui a novidade é uma mesa-redonda com vozes da diversidade de mulheres que vêm das letras e da periferia. Reúnem-se para um diálogo Andreza Delgado e Gabrielly Oliveira, produtoras da PerifaCon, a primeira comic con da favela que quebra estereótipos sobre quadrinhos, e a escritora premiada, freira e militante política Maria Valéria Rezende. O olhar novo para o mundo traz também uma conversa sobre a economia criativa como eixo de desenvolvimento estratégico para o Brasil do século XXI, com a participação do advogado Claudio Lins de Vasconcelos, ex-Secretário Nacional de Economia da Cultura do Ministério da Cultura.
Para aprofundar os conhecimentos relacionados à experiência contemporânea das bibliotecas, quatro cursos de imersão serão realizados no dia 6, no período da tarde. Dois deles ficarão a cargo dos palestrantes internacionais: “Internet, smartphones, games e making spaces: recursos atuais para interação digital”, com Sven Instinske (Bücherhallen Hamburg, Alemanha) e mediação de Luciano Aparecido Borges Almeida (Mackenzie) e “Videogames e ambientes interativos em bibliotecas: como implementá-los?”, com Eugenijus Stratilatovas (Biblioteca Nacional Martynas Mazydas, Lituânia) e mediação de Luiz Ojima Sakuda (Homo Ludens). Além desses, as outras atividades preveem a visita às bibliotecas e apresentação de programas realizados. São eles: “Conversando sobre Serviço Social”, na Biblioteca de São Paulo e“Conversando sobre Lê no Ninho”, na Biblioteca Parque Villa-Lobos. Para participar é necessário fazer a inscrição específica.
O seminário terá ainda intervenções artísticas todos os dias e sorteio de prêmios.
Confira a programação completa do evento em https://bibliotecaviva.org.br/
As inscrições também são realizadas pelo site.
Serviço:
11º Seminário Internacional Biblioteca Viva – Conhecimento, Leitura e Literatura: Novas Trilhas
5 a 7 de agosto de 2019 – das 8h30 às 18h
Centro de Convenções Rebouças
Rua Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23 – Cerqueira César – São Paulo – SP (Metrô Clínicas/Oscar Freire)
Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura)
Execução: SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)
Parceria: Goethe-Institut São Paulo
Apoio institucional: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Instituto Emília, LiteraSampa, Pinacoteca de São Paulo, Prefeitura de Itanhaém, Sistema Municipal de Bibliotecas, Prefeitura de São Paulo e Tag.

Notícias
BibliON lança websérie Literatura pelo Mundo em clima de Copa
Produção reúne 11 especialistas para apresentar a literatura de diferentes países, com indicações de obras disponíveis na biblioteca digital
Postado em 13 DE junho DE 2026
Com 1071 participações de 127 municípios, 17º Seminário Internacional Biblioteca Viva encerra edição sobre bibliotecas verdes e ação cidadã
Terceiro dia foi dedicado à formação técnica, com cursos e visitas na Biblioteca de São Paulo e na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 12 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva reúne centenas de profissionais para debater sustentabilidade e cidadania
Papel estratégico das bibliotecas públicas perante a crise socioambiental e a urgência de repensar os espaços de leitura
Postado em 11 DE junho DE 2026
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva debate sustentabilidade e marca o lançamento do selo editorial e audiovisual SP Leitores
Com mais de 400 participantes, primeiro dia do evento discutiu o papel transformador das bibliotecas públicas na crise socioambiental, segurança alimentar e saberes tradicionais
Postado em 10 DE junho DE 2026

