Neste sábado, 26 de setembro, a Biblioteca de São Paulo (BSP) recebeu dois dos mais importantes quadrinistas do país: Fábio Moon e Gabriel Bá. No divertido bate-papo, os autores falaram sobre a adaptação romances para o gênero quadrinhos, a tradução de suas obras para outras línguas, e as diferenças entre os mercados de gibis do Brasil, Estados Unidos e França. O evento foi dentro do programa Segundas Intenções e contou com a moderação de Alexandre Agabiti Fernandez.
Para começar, Moon falou sobre o mais recente lançamento da dupla: a adaptação de Dois irmãos, obra do amazonense Milton Hatoum. Ele contou que o editor da Companhia das Letras sugeriu o trabalho, que levou quatro anos para ser roteirizado, desenhado e publicado.
“Já que somos gêmeos, ele deu a ideia de levar a cabo a adaptação na frente do Milton Hatoum, que adorou a ideia e nos incentivou, já que a história trata também de dois irmãos gêmeos”, comentou. “Demoramos um pouco para aceitar, mas acho que o resultado final foi excelente”.
Já Bá falou sobre as adaptações de suas obras para outras línguas.
“Às vezes temos que confiar no tradutor. No caso de Daytripper, escrevemos para a Vertigo (selo da DC Comics) em inglês e a tradução para o português foi feita por outra pessoa. Em alguns casos, como na tradução para ao espanhol da mesma obra, existem erros, mas acho que eles não interferem na leitura como um todo”, disse.
Os quadrinistas também comentaram sobre ser publicado fora do país. Eles afirmaram que o mercado americano é imenso, assim como o francês. E que acham importante estarem presentes neles, sendo vendido na banca ou participando de mesas de debate. Para aumentar a visibilidade, aprenderam até a falar francês.
Por fim, Bá falou sobre o processo de adaptar obras literárias já existentes. Para ele, isso é interessante para todos os lados, uma vez que ambos ganham públicos diversos: leitores de quadrinhos podem buscar conhecer os autores adaptados, ao passo que leitores de romances acham divertido ler a versão em HQ.
“As adaptações são uma porta de entrada para um mundo de histórias. E elas criam a possibilidade de fazer coisas novas”, finalizou o quadrinista.
O próximo Segundas Intenções na BSP acontece no dia 10 de outubro, com o autor infantojuvenil Ilan Brenman.