Segundas Intenções Online traz Noemi Jaffe em transmissão via Facebook
Postado em 20 DE maio DE 2020
Noemi é autora, entre outros, de “A verdadeira história do alfabeto”, ”O que os cegos estão sonhando”, ”O livro dos começos” e ”Não está mais aqui quem falou”. Seu romance mais recente é "O que elas sussurram", lançado em abril pela Companhia das Letras. Baseado em fatos reais, o livro narra a história de Nadejda, jovem russa que memoriza poemas de seu marido, morto pelo regime soviético, para evitar que se percam.

A seguir, a escritora fala como a pandemia do novo coronavírus afetou o seu trabalho, lembrou um poema e também deu uma dica de leitura. Se quiser saber mais sobre e até fazer sua própria pergunta, acompanhe o Segundas Intenções Online da BVL com ela.
Como a pandemia impactou sua rotina de trabalho e sua produção?
Ironicamente, na quarentena tenho trabalhado ainda mais do que em tempos normais. Dou aulas online (o que dá mais trabalho que as aulas presenciais), cuido de uma escola de escrita e literatura e ainda há todo o trabalho doméstico. Mas tenho escrito um diário de quarentena, todos os dias, nas minhas redes sociais e isso tem sido bom para mim, para dar forma a alguns sentimentos muito intensos que surgem necessariamente nesse período e creio que também para algumas pessoas que o acompanham.
Em "O que ela sussurra", uma jovem russa guarda na memória os poemas de seu marido morto pela censura soviética. Qual poema você guarda na memória e poderia compartilhar conosco?
Sempre lembro do poema de Manuel Bandeira "O Rio", que, além de ser de uma beleza extraordinária, sempre me tranquiliza em momentos de angústia.
O que você está lendo neste momento e poderia recomendar também aos nossos leitores?
Acabo de terminar pela segunda vez o romance "Herzog", de Saul Bellow, um dos livros mais bem escritos e profundos que já li, com um personagem que questiona o sentido de sua vida, da vida em geral e que encontra libertação naquilo que menos se espera.
* Importante lembrar que a biblioteca está com atividades presenciais suspensas.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025