Alexandre Rabelo estreia o Segundas Intenções de 2023
Postado em 02 DE fevereiro DE 2023
O primeiro encontro do Segundas Intenções deste ano conta com a presença do escritor, curador e professor Alexandre Rabelo, nascido em Belo Horizonte, em 1978, mas com apenas 5 anos mudou-se para São Paulo.
Em entrevista para o blog "Como eu escrevo", comandado por José Nunes, Alexandre conta que o desejo de se tornar escritor veio cedo, aos 14 anos. “Comprei um caderno para anotar alguns pensamentos que eu julgava serem muito diferentes dos outros meninos da minha idade. Acho que a escrita é esse espaço de dar voz às singularidades, particularmente às singularidades históricas. Cada vez mais, o que me motiva como escritor é poder entender determinados fatos históricos e movimentos sociais a partir da subjetividade do indivíduo, e sinto a literatura como o melhor meio para isso.”
Uma outra curiosidade sobre a vida do autor é que ele revela que seu batismo literário foi aos 17 anos, quando venceu um concurso de redação promovido pela Câmara dos Vereadores de São Paulo, recebendo como prêmio um encontro com Jorge Amado.
Atualmente, ele assina três romances, Nicotina Zero, um livro de antiajuda (Hoo, 2015), Itinerários para o fim do mundo (Patuá, 2018) e o mais recente Miss Macunaíma, publicado pela editora Record, em 2022. Além disso, foi um dos organizadores e participantes da antologia de prosa e poesia A Resistência dos Vaga-Lumes (Nós, 2019), livro que reúne 61 dos principais autores LGBTQIA+ brasileiros.
Soma-se aos projetos do escritor a direção, desde 2018, do “Mix Literário”, evento anual que congrega debates e ações sobre literatura queer no Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, o maior do gênero na América Latina.
Em busca de mais curiosidades e informações sobre a trajetória de Alexandre Rabelo pelo universo da literatura, o jornalista Manuel da Costa Pinto vai mediar esse encontro que acontece no dia 11 de fevereiro, às 11h, na Biblioteca de São Paulo. Participe!
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025