Secretário de cultura Sergio Sá Leitão abre 12º Seminário Internacional Biblioteca Viva em São Paulo
Postado em 02 DE agosto DE 2021
A centralidade dos debates está no impacto da pandemia nas bibliotecas e as novas possibilidades e experiências que dele derivam. “As bibliotecas estão se tornando, inclusive, virtuais, para que possam continuar cumprindo plenamente a sua missão de levar a leitura ao maior número possível de pessoas, com a missão de compartilhar conhecimento e informação de qualidade com a população. O estado de São Paulo aposta, investe e valoriza a arte, a cultura e a política cultural”, reforça Sá Leitão.
Para o coordenador da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria, Christiano Lima Braga, esta é a plataforma para debater problemas, discutir cases e possibilidade de melhoria e estímulo de melhoria da leitura no Brasil. “Sabemos que esta é um dimensão importante para o crescimento e desenvolvimento do País e para a formação dos cidadãos”, afirma o coordenador.
“Neste ano, o evento acontece de forma virtual - atendendo aos motivos sanitários e em respeito as mais de 500 mil histórias que nós perdemos ao longo deste período terrível -, com o imperativo de rediscutir o papel das nossas bibliotecas e o modo de realizar este papel num mundo de transformações tão rápidas e, por vezes tão violentas. Qual a contribuição que nos cabe e como podemos efetivar esta contribuição na prática são questões que nós queremos discutir”, enfatizou o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, durante a abertura do Seminário.
O diretor executivo da SP Leituras deu as boas-vindas a todos os participantes e aqueles que ajudaram na construção do encontro, por acreditarem no projeto da Biblioteca como uma instituição fundante de cultura dos municípios e do Estado, em especial à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SECEC).
A diretora do serviço de informação para América do Sul do Instituto Goethe , parceiro desta e de edições anteriores do Seminário, Anja Riedeberger, falou sobre os desafios da iniciativa: “Acreditamos que, por meio da promoção da cultura e da educação, tendo as bibliotecas como seu veículo, nós podemos mobilizar sujeitos para transformar o mundo”, destaca Anja.
A primeira mesa-redonda “Encontro com escritores: conversas sobre leituras, literaturas e bibliotecas”, que reuniu a poeta pernambucana Cida Pedrosa num bate-papo com a jornalista e escritora Bianca Santana, abriu, nesta segunda-feira, 2 de agosto, o 12º Seminário Internacional Biblioteca Viva – Bibliotecas para todos nós, para hoje e para o futuro. Por motivos de falta de conexão, a participação de Ailton Krenak, prevista para esta primeira mesa, foi adiada. Em breve, será divulgado um vídeo sobre o tema, que o líder indígena prepara especialmente para os participantes do Seminário.
Assista o bate-papo na íntegra pelo canal do YouTube do SisEB.
Notícias

SP Leituras participa de debates promovidos pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destaca o lugar das novas bibliotecas como espaços de inovação e acolhimento para promover o diálogo com os novos leitores, em debate promovido pelo espaço Papo de Mercado.
Postado em 04 DE julho DE 2022
SP Leituras estará presente na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande será a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022
A SP Leituras faz 12 anos e nossa comunidade não para de crescer…
Nossa proposta é acolher a diversidade, promover a cidadania e transformar vidas.
Postado em 23 DE junho DE 2022
SP Leituras lança biblioteca pública digital com 15 mil títulos
A plataforma BibliON irá se conectar com mais de 330 bibliotecas públicas, de 240 cidades, para promover a capacitação e garantir o direito à leitura e ao conhecimento em todo o Estado
Postado em 10 DE junho DE 2022