Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Saiba como foi a oficina online sobre "Internet das Coisas"

Postado em 13 DE novembro DE 2020
Imagem33

A expressão Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês, Internet of Things) engloba dispositivos conectados à rede mundial de computadores. Foi com base nesse conceito que a escola de inovação e tecnologia MundoMaker realizou, no dia 29 de outubro, uma oficina online na BSP. Ministrada pelo professor Nelsinho, os participantes colocaram a "mão na massa" para compreender o funcionamento desse sistema.

Com um aplicativo online, os alunos simularam a conexão de dispositivos como smartphones em estruturas de iluminação e som. Além disso, discutiram e testaram as possibilidades de automação de fechaduras, janelas e cortinas. A proposta foi desenvolver um debate rápido sobre as facilidades que a internet, suas conexões e desdobramentos podem nos proporcionar. Depois, todos imaginaram quais objetos da casa poderiam ser modificados com esse sistema.

A oficina era dedicada às crianças e adolescentes mas Marta Rogério, 45 anos, estudante de pedagogia, participou, buscando, na atividade, uma forma de aperfeiçoar-se. “Busco compreender melhor a funcionalidade e os benefícios dessa ferramenta, ainda mais agora que estamos dentro de casa. É uma forma de ampliar meus conhecimentos e passar adiante”, reforçou.

A MundoMaker é uma escola de inovação e tecnologia que busca proporcionar experiências de aprendizagem para ajudar crianças, jovens e adultos a despertar seus potenciais criativos e empreendedores. As práticas da instituição são embasadas na Educação Integral, na Aprendizagem Criativa e em valores como acolhimento, respeito, empatia e segurança (ARES).

Gostou? 

Fique por dentro da nossa programação. Há cursos e oficinas online com inscrições abertas. Também estamos retomando as atividades de programação cultural presenciais na biblioteca. Participe!