Roberto Taddei compartilha sua jornada literária no Segundas Intenções de julho
Postado em 14 DE julho DE 2023
No último sábado, 8, o Segundas Intenções recebeu o escritor, jornalista, tradutor e crítico literário Roberto Taddei. O bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, proporcionou aos participantes uma imersão na jornada literária do autor e nos temas que permeiam suas obras.
Durante o evento, o escritor contou suas experiências pessoais com o livro e a literatura, incluindo os desafios de resgatar obras que leu em sua infância para compartilhar com seu filho de 8 anos. Ele destacou a importância desse resgate de títulos atemporais, como A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, revelando o choque ao perceber, durante os momentos de leitura com o seu pequeno, o quão relevantes e atuais essas narrativas ainda são.
Uma das experiências que marcou a vida do escritor foi, ainda na infância, a descoberta da biblioteca que havia na escola onde estudou. Aquele espaço cheio de histórias foi um verdadeiro refúgio para ele, onde descobriu a liberdade proporcionada pelo mundo dos livros. Essa paixão pelas palavras e pela possibilidade de soltar a imaginação foi crescendo ao longo dos anos e, na vida adulta, virou estudo e profissão. Taddei se formou em Letras e Jornalismo, e posteriormente foi trabalhar em redações renomadas como o Jornal da Tarde e o Estadão.
Com desejo de ampliar ainda mais seus conhecimentos, Roberto foi estudar escrita criativa nos Estados Unidos e o resultado dessa experiência foi o seu primeiro livro Terminália, que transporta os leitores para um Brasil distópico, onde a invisibilidade das pessoas revela as complexidades de uma sociedade em transformação.
Depois de apresentar um pouco sobre o processo de escrita, aprendizado e enredo do seu primeiro romance, Taddei aproveitou o encontro e a curiosidade do público para falar sobre seus outros dois trabalhos: Existe e está aqui e então acaba (2014) e A segunda morte (2022). Livros que também exploram diferentes realidades e fronteiras do Brasil, refletindo sobre a construção da identidade nacional e as nuances que moldam a nação.
O escritor também se aventurou pela escrita de poemas ao longo de sua carreira, lançando, em 2019, o livro Essa música não é minha. Mas o encontro de duas horas foi insuficiente para explorar todas as camadas desse título e outras reflexões, finalizando a conversa com a promessa de um retorno do escritor ao programa para compartilhar mais sobre seus trabalhos e aprofundar as discussões sobre literatura e processo criativo.
Você pode assistir a este e outros encontros do Segundas Intenções em nosso canal do YouTube. Além disso, já anote na agenda as datas dos próximos encontros e venha conhecer de pertinho as histórias de autores brasileiros que podem te inspirar a ler cada vez mais obras da literatura nacional.
Sábado, 29 de julho, das 11h às 13h, bate-papo com Luis Cosme Pinto, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Sábado, 12 de agosto, das 11 às 13h, bate-papo com Leonardo Gandolfi e Paloma Vidal na Biblioteca de São Paulo.
Notícias

Veja como foi a cerimônia de lançamento da Biblioteca Virtual Mais Diferenças
Evento aconteceu na manhã de hoje, 23, no auditório da BSP.
Postado em 23 DE agosto DE 2023
Biblioteca Gabriel García Márquez recebe premiação da IFLA
Título de melhor biblioteca pública de 2023 levou em consideração o design, a sustentabilidade e a conexão social
Postado em 22 DE agosto DE 2023
SP Leituras participa de roda de conversa sobre bibliotecas-parque
Evento foi realizado na Pinacoteca de São Paulo, no dia 17 de junho
Postado em 22 DE junho DE 2023
SP Leituras participa do Seminário Nacional de Cultura e Educação
O evento realizado em Brasília, de 14 a 16 de junho, irá discutir as interfaces entre o Plano Nacional de Cultura, o Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Livro
Postado em 14 DE junho DE 2023