Roberto Taddei compartilha sua jornada literária no Segundas Intenções de julho
Postado em 13 DE julho DE 2023
No último sábado, 8, o Segundas Intenções recebeu o escritor, jornalista, tradutor e crítico literário Roberto Taddei. O bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, proporcionou aos participantes uma imersão na jornada literária do autor e nos temas que permeiam suas obras.
Durante o evento, o escritor contou suas experiências pessoais com o livro e a literatura, incluindo os desafios de resgatar obras que leu em sua infância para compartilhar com seu filho de 8 anos. Ele destacou a importância desse resgate de títulos atemporais, como A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, revelando o choque ao perceber, durante os momentos de leitura com o seu pequeno, o quão relevantes e atuais essas narrativas ainda são.
Uma das experiências que marcou a vida do escritor foi, ainda na infância, a descoberta da biblioteca que havia na escola onde estudou. Aquele espaço cheio de histórias foi um verdadeiro refúgio para ele, onde descobriu a liberdade proporcionada pelo mundo dos livros. Essa paixão pelas palavras e pela possibilidade de soltar a imaginação foi crescendo ao longo dos anos e, na vida adulta, virou estudo e profissão. Taddei se formou em Letras e Jornalismo, e posteriormente foi trabalhar em redações renomadas como o Jornal da Tarde e o Estadão.
Com desejo de ampliar ainda mais seus conhecimentos, Roberto foi estudar escrita criativa nos Estados Unidos e o resultado dessa experiência foi o seu primeiro livro Terminália, que transporta os leitores para um Brasil distópico, onde a invisibilidade das pessoas revela as complexidades de uma sociedade em transformação.
Depois de apresentar um pouco sobre o processo de escrita, aprendizado e enredo do seu primeiro romance, Taddei aproveitou o encontro e a curiosidade do público para falar sobre seus outros dois trabalhos: Existe e está aqui e então acaba (2014) e A segunda morte (2022). Livros que também exploram diferentes realidades e fronteiras do Brasil, refletindo sobre a construção da identidade nacional e as nuances que moldam a nação.
O escritor também se aventurou pela escrita de poemas ao longo de sua carreira, lançando, em 2019, o livro Essa música não é minha. Mas o encontro de duas horas foi insuficiente para explorar todas as camadas desse título e outras reflexões, finalizando a conversa com a promessa de um retorno do escritor ao programa para compartilhar mais sobre seus trabalhos e aprofundar as discussões sobre literatura e processo criativo.
Você pode assistir a este e outros encontros do Segundas Intenções em nosso canal do YouTube. Além disso, já anote na agenda as datas dos próximos encontros e venha conhecer de pertinho as histórias de autores brasileiros que podem te inspirar a ler cada vez mais obras da literatura nacional.
Sábado, 29 de julho, das 11h às 13h, bate-papo com Luis Cosme Pinto, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Sábado, 12 de agosto, das 11 às 13h, bate-papo com Leonardo Gandolfi e Paloma Vidal na Biblioteca de São Paulo.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025