Ricardo Azevedo conquista Prêmio Jabuti
Postado em 16 DE outubro DE 2014O escritor e crítico literário Ricardo Azevedo ganhou nesta quinta-feira (16/10) o Prêmio Jabuti 2014, uma das maiores honrarias do mercado editorial brasileiro. O autor vai participar neste sábado, 18, do programa permanente Segundas Intenções, no auditório da Biblioteca de São Paulo (BSP), às 11 horas. No bate-papo, vai falar sobre os mais de cem livros que publicou, do atual cenário da literatura brasileira e sobre as tendências da literatura infantojuvenil, além da recente conquista.
Azevedo levou o Jabuti com o primeiro lugar na categoria Juvenil, com Fragosas brenhas do mataréu (Editora Ática). E faturou também o segundo lugar na área Teoria e Crítica Literária, com Abençoado & danado do samba: Um estudo sobre o discurso popular(Editora da Universidade de São Paulo).
Na categoria Romance, o ganhador do Jabuti foi o autor Bernardo Carvalho, pela obra Reprodução (Companhia Das Letras). Em segundo, o laureado foi Michel Laub, com A maçã envenenada (Companhia das Letras). A terceira colocação ficou com Veronica Stigger, que escreveu Opisanie swiata (Cosac & Naify). O três autores são finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, edição 2014.
Já na categoria Contos e Crônicas, o vencedor foi Rubem Fonseca, com Amálgama (Nova Fronteira). O segundo lugar ficou com Luiz Vilela, com Você verá (Editora Record), e o terceiro foi dividido entre Antonio Prata, com Nu, de botas (Companhia das Letras), e Milton Hatoum, com Um solitário à espreita (Companhia das Letras).
A categoria Poesia teve como ganhador Horácio Costa, com Bernini (Editora Horácio Costa). O segundo e terceiros colocados são Marcus Vinicius Quiroga, com Jardim das delícias(Editora Marcus Vinicius Quiroga) e Zuca Sardan, com Ximerix (Cosac & Naify Edições).
Os melhores livros da categoria Biografia são de Lira Neto, com Getúlio – Do governo provisório à ditadura do Estado Novo (1930-1945) (Companhia Das Letras), em primeiro lugar. O segundo colocado foi Rodrigo Alzuguir, com Wilson Baptista: o samba foi sua glória! (Casa da Palavra) e, fechando a lista, Mary del Priore, com O castelo de papel (Editora Rocco).
Confira a lista completa dos ganhadores no link.