Relação da imagem com o texto foi tema de oficina online na BSP
Postado em 26 DE novembro DE 2020

A oficina online "Narração de histórias e a imagem narrativa" que aconteceu na terça-feira, 24 de novembro, foi comandada por Stela Barbieri e Fernando Vilela. O casal demonstrou como as ilustrações podem contribuir para nos fazer imaginar o conteúdo desejado. Stella e Fernando apresentaram, como exemplos, vivências no mundo literário, analisando a importância da imagem na construção narrativa das obras que produzem juntos.
Eles compartilharam alguns contos e destacaram as possibilidades imagéticas de cada um. Nas análises, detalharam também o processo criativo da ilustração. E falaram ainda sobre a importância da pesquisa, a busca por referências e as diversas maneiras de retratar uma história.
Depois da teoria, os participantes foram desafiados com um exercício. Com apresentação de uma história e, a partir de uma cena, criaram uma ilustração utilizando desenho e colagem. O resultado: diversas interpretações de um mesmo trecho do livro "A onça e o bode".

Outro ponto importante que Stella e Fernando ressaltaram no encontro, que durou duas horas, foi a necessidade de lidar com as limitações, tanto as pessoais quanto as que o próprio desenvolvimento de um projeto envolve. Como resolver? Que tal tentar utilizar os pontos limitantes para encontrar liberdades criativas, como sugeriram os dois?
Stela Barbieri é artista plástica, autora de livros infantis, contadora de histórias e consultora nas áreas de educação e artes. Foi curadora educacional da Bienal de Artes de São Paulo (2009-14). Fernando Vilela é escritor, ilustrador, designer, educador e curador, com mais de 90 livros ilustrados publicados.
Para participar de oficinas como esta, é só ficar de olho em nossa programação e atento às datas de inscrição. Confira as atividades de dezembro e participe!
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025