Recém-lançado, “O som do rugido da onça” é livro em debate do Clube de Leitura
Postado em 26 DE julho DE 2021
A obra conta a história de duas crianças indígenas, batizadas de Iñe-e e Juri, que são arrancadas de sua terra natal por dois exploradores alemães: Spix e Martius, em uma trama que tem início em 1817. Em seu quinto romance, Micheliny Verunschk constrói uma poderosa narrativa que deixa de lado a historiografia hegemônica.
Alternam-se, de um lado, o destino dessas crianças, levadas ao continente europeu pelos pesquisadores que estiveram no Brasil e produziram o conhecido relato “Viagem pelo Brasil”, no século XIX. De outro, a vida de Josefa, uma mulher de origens indígenas, que casualmente vê retratos de crianças também indígenas que tiveram destino trágico em uma mostra da Coleção Brasiliana do Itaú Cultural. As duas histórias se conectam por um fio que une o passado e o presente em uma narrativa de tom político.
[caption id="attachment_69692" align="aligncenter" width="702"]

Escritora e historiadora, Micheliny é pernambucana e recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura por “Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida” (2014).
Participe do encontro para debater o livro que acaba de ser lançado. Realizada em parceria com a Companhia das Letras, a atividade é mediada pela equipe da BVL. O encontro virtual tem inscrições abertas a partir de 7 de agosto, às 10h, no link www.bvl.org.br/inscricao. Os primeiros inscritos receberão instruções para baixar o livro gratuitamente.

Clube de Leitura – On-line. “O som do rugido da onça”, de Micheliny Verunschk. Sexta-feira, 27 de agosto, das 15h às 17h. Com equipe BVL. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 7 de agosto, às 10h, em www.bvl.org.br/inscricao.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025