Programação de março na BVL traz eventos direcionados às mulheres
Postado em 05 DE março DE 2020No sábado (7), das 14h30 às 17h30, e o clube de leitura organizado pelo Coletivo EscreViver, dedicado ao público feminino e às obras escritas por mulheres, discutirá a graphic novel "Persépolis", da romancista gráfica, ilustradora, cineasta e escritora franco-iraniana Marjane Satrapi, que conta a história da autora e de sua família, durante e após a Revolução Islâmica. Já no sábado (14), , das 14h30 às 17h30, a escritora Índigo ministra a "Oficina Papum de Escrita" para ajudar a destravar a escrita e descobrir sua voz literária através de técnicas divertidas e muito práticas - é necessário fazer inscrição pelo site da biblioteca, mais informações na programação abaixo.
O Slam, batalha de poesias e rimas faladas que existe desde os anos 1980, sobretudo entre os jovens da periferia, será tema este mês do "Sarau As Mina Tudo!", marcado para o domingo (8), das 14h às 16h, e da "Oficina Slam: Poesia, Voz e Memória", no sábado (28), das 13h30 às 15h30. Encontro que acontece tradicionalmente no Jazz B, em São Paulo, o sarau na biblioteca vai promover um slam de microfone aberto (sem batalha), coim participação das premiadas poetas Kimani, Gih Trajano, Thata Alves, Anaya e Midria. O oficina com Roberta Estrela D'Alva vai colocar os partiucipantes em contato com o processo criativo da produção do texto poético até chegar à voz e ao corpo. Veja mais informações na programação abaixo.
DICA
Além de aproveitar os serviços e programas da BVL, a dica do mês é o "Clube de Leitura 6.0", que vai acontecer todas as quartas-feiras, de 18 de março e até 16 de dezembro, das 14h às 16h. Destinado a pessoas com mais de 60 anos, o programa tem o objetivo incentivar a leitura por meio de aparelhos eletrônicos como tablets, e-books e smartphones. A dinâmica começa com a leitura de nos tablets fornecidos pelo projeto. Depois, acontecem as sessões de bate-papo. Voluntários ensinam os participantes a manusear os aplicativos de leitura. Iniciativa da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, com apoio da Organização Social SP Leituras. As inscrições podem ser feitas pelo link www.bvl.org.br/inscricao, diretamente no balcão de atendimento da biblioteca ou pelo telefone (11) 2089-0800. A dinâmica só acontecerá quando os grupos tiverem no mínimo 10 participantes.
Outra dica importante é o "Segundas Intenções", no sábado (14), das 11h às 13h, que este mês terá a presença dos escritores Aline Bei e Felipe Franco Munhoz, excepcionalmente sob a mediação de Alexandre Agabiti Fernandez. Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena, Aline estreou com "O Peso do Pássaro Morto", que foi finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio Toca e do prêmio São Paulo de Literatura. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná, Munhoz escreveu os romances "Mentiras" e "Identidades". Não é necessário inscrição e estudantes universitários podem pedir cerificado de participação.
SOBRE A BVL: Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL realiza, todos os meses, programação cultural diversificada. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. O acervo, constantemente atualizado, tem foco na literatura e um olhar também para questões ambientais. É formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs, além de livros em braille e falados, voltados para pessoas com deficiência. Aliás, a BVL é um ambiente inclusivo e acessível. Possui diversos aparelhos de tecnologia assistiva. O espaço conta ainda com salas de criatividade; sala de jogos eletrônicos; ludoteca; espaço para os visitantes lerem com tranquilidade; computadores com acesso à internet; deck com vista para o parque. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a Biblioteca Parque Villa-Lobos é gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo segundo ano consecutivo).
Quer ver a programação completa do mês de março? Veja nosso guia digital.