Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Professora dá dicas de redação para o ENEM

Postado em 05 DE dezembro DE 2020
A professora Naiara Costa dos Santos, que está comandando as aulas da nossa Oficina Online de Redação para o ENEM, dá dicas, aqui, de como aprimorar suas técnicas de escrita. A atividade, que vai até 14 de dezembro (inscrições encerradas), tem tratado dos fundamentos dos argumentos, da forma, conteúdo e elementos estéticos do texto, além de reunir citações, analogias e referências.

Naiara Costa dos Santos é professora de Literatura e escrita criativa em cursinhos pré-vestibular com mais de 11 anos de experiência. Formação em Letras pela Universidade de São Paulo e especialização em Cinema e Literatura pela Universidade de Buenos Aires. Ampla experiência na banca FUVEST, em particular- pesquisando abordagens da elaboração de questões e formatos de correção, além de estudar as produções textuais exigidas pela banca e seu viés mais subjetivista, abstrato e de integração dos conhecimentos humanistas. 

Confira, a seguir, um "ping-pong" com a professora:

Qual é a melhor qualidade de uma redação para o ENEM? Como alcançá-la? A qualidade máxima de uma redação para o ENEM é alcançada por meio da avaliação de 1000 pontos. Para isso, o candidato precisa de 200 pontos em cada uma das cinco competências, que avaliam basicamente: 1. Domínio da norma culta da língua portuguesa; 2. Adequação ao tema e à estrutura dissertativa-argumentativa; 3. Qualidade das argumentações. 4. Estrutura do texto: Coesão e coerência; 5. Proposta de Intervenção bem feita.

Quais são as três principais armadilhas / erros que os alunos devem evitar na hora de construir o texto da redação? Alguns candidatos se apegam a lendas propagadas nas redes sociais, disseminadas por pessoas com boa fé, mas sem formação para tal. 1. Acreditam que podem escrever sobre qualquer assunto tendo um texto copia e cola, isso não funciona! Cada tema pede uma reflexão específica. 2. Pulam a folha de rascunho, ela está lá por algum motivo. Seja para um rascunho total ou para pensar a estrutura do texto e só depois ir para a folha oficial. 3. Copiam partes da coletânea. Dados estatísticos até podem ser usados, mas copiar partes do texto configura plágio e o candidato pode ter a redação anulada.

Se você pudesse dar apenas cinco dicas para os alunos construírem bons textos de redação para o ENEM, quais seriam? 1. Forme um repertório de atualidades e cultura geral por meio de leituras, bons canais no YouTube e podcasts. 2. Escreva ao menos um texto por semana. 3. Revise seu conhecimento em gramática por meio de exercícios, há bons sites gratuitos disponíveis. 4. Leia com muito carinho a proposta e assegure-se de que estão contemplando todos os comandos dela em seu texto. Exemplo: "Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil"- Aqui não é sobre uma discussão acerca da relevância do cinema, dos tipos de cinema e etc. É sobre o acesso das pessoas ao cinema. Tem cinema nas periferias? Por que não? O valor do ingresso para o cinema é acessível ao brasileiro? Como levar o cinema para mais espaços e pessoas. 5. Revise seu texto com cuidado e apenas faça um risco na palavra errada, evite rasuras demais.

Quais seriam boas referências em leitura para que os alunos se preparem para esta parcela das provas? Como a prova está bem próxima, indico alguns canais do Youtube que podem facilitar o debate acerca de diversos temas e te ajudar com repertório. São eles: O canal" tese onze", da linda Sabrina Fernandes que discute política com aprofundamento e didatismo. O Canal da Gabriela Piorli, advogada, jornalista, professora. Ela debate questões atuais do cenário político e social económico, brasileiro. Recomendo o Canal "CPFL"- É o café filosófico debatendo muitos temas, dispensa apresentações. Ainda o canal 'Casa do Saber", vídeos curtos e com muito repertório. Canal Parabólica, Obrigahistória. E claro, os vídeos do programa GregNew, do queridíssimo Gregório Duvivier que consegue informar, com profundidade e leveza. Dá para maratonar pelo YouTube e pela HBO.

A oficina foi pauta do Bom Dia São Paulo, na TV Globo, este mês. Para conferir a participação da professora na matéria, clique aqui.