Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes 2022
Postado em 09 DE dezembro DE 2022
Crédito: Ricardo Matsukawa O diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, está entre os cinco finalistas do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na categoria Livro, Leitura e Bibliotecas. A indicação refere-se ao seu trabalho à frente da criação da plataforma BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo, com mais de 17 mil títulos no acervo. A premiação contempla também outras áreas culturais, como museus e centros culturais, mostras, festivais e eventos, empreendedorismo cultural, patrimônio material e imaterial, cultura popular, tradicional e urbana, inovação e tecnologia em arte e cultura, entre outras. Cada categoria tem cinco finalistas.
Criado em 1950 e considerada a principal premiação cultural do Estado e a maior em nível estadual no Brasil, a honraria é o reconhecimento aos profissionais que se dedicam a desenvolver e disseminar a cultura no Estado. Os nomes dos vencedores serão divulgados durante a cerimônia de entrega do prêmio São Paulo de Literatura, no dia 14 de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso. O evento ainda vai homenagear o produtor cultural Sérgio Ajzenberg, Emanoel Araújo, ex-diretor do Museu Afro-Brasil, e o jornalista Jorge da Cunha Lima, que faleceram em 2022, além do arquiteto Ruy Ohtake, no fim de 2021.
Notícias
SP Leituras é referência em reportagem sobre bibliotecas vivas
Matéria do Sesc SP destaca a gestão da BSP e da BVL e a visão de biblioteca como espaço de liberdade
Postado em 03 DE fevereiro DE 2026
Governo de SP lança Clube de Benefícios da Cultura para ampliar acesso e formar público em todo o estado
Iniciativa gratuita integrada à Agenda Viva SP reúne ingressos, descontos, experiências exclusivas e parcerias para aproximar a população dos espaços culturais paulistas
Postado em 24 DE janeiro DE 2026
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
