Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Pintando o 7 com muita cor!

Postado em 08 DE abril DE 2021
O Pintando o 7 faz parte dos programas permanentes da BSP e tem como objetivo levar muita arte, diversão e aprendizado para todos!

Hoje, a atividade vai desafiar a memória de quem participar da brincadeira. Vamos descobrir quem aí de casa consegue lembrar a maior quantidade de sequências de cores. Mas antes, será preciso seguir o passo a passo para montar o jogo. Preparados?



Captura de Tela 2021-04-08 às 16.50.00

Você vai precisar de: 


  • lápis de cor, giz de cera ou aquarela;

  • lápis grafite ou caneta;

  • tesoura;

  • 8 folhas de papel sulfite;

  • 1 xícara grande ou qualquer outro objeto em formato de círculo.


Passo 1 

Pegue seis folhas de papel sulfite e dobre-as ao meio. Reserve as duas folhas restantes.

Captura de Tela 2021-04-08 às 16.50.24

Passo 2

Coloque a xícara ou outro objeto circular sobre as folhas dobradas e, com o lápis, contorne o objeto, utilizando ele como molde para desenhar círculos perfeitos no papel.

Captura de Tela 2021-04-08 às 16.50.41

Passo 3

Depois, com as folhas ainda dobradas, recorte por cima do traço desenhado. Dessa forma, cada folha resultará em dois círculos e, no final, você terá um total de doze unidades recortadas.

Captura de Tela 2021-04-08 às 16.50.55

Passo 4

Agora, vamos pintar os círculos em pares. Exemplo: com o giz azul pinte dois círculos, com o amarelo mais dois e assim por diante. Depois desse processo você terá pintado todos com seis cores diferentes.

Captura de Tela 2021-04-08 às 16.51.06

Passo 5

Pegue as duas folhas reservadas e contorne a palma das duas mãos em cima delas. 

Captura de Tela 2021-04-08 às 16.51.15

Passo 6

Conforme a imagem, organize os círculos em meia lua acima das folhas com o desenho das mãos. Cada jogador terá à sua frente 6 círculos coloridos, que deverão estar dispostos na mesma ordem do oponente.

Captura de Tela 2021-04-08 às 16.51.26

E pronto! Vamos jogar? 

Para começar, os jogadores deverão se posicionar um de frente para o outro e colocar as mãos em cimas das desenhadas.
Um dos jogadores (jogador 1) irá começar criando uma sequência de cores, indicando com as mãos a ordem e os círculos escolhidos.
O jogador 2 irá repetir a sequência de cores proposta pelo jogador 1.
O intuito é trabalhar a memorização. Então, comece a sequência com apenas duas cores e, conforme a brincadeira for evoluindo, aumente a quantidade.

 

Depois de brincar, que tal explorar melhor esse universo colorido? Separamos algumas dicas de livros, brincadeiras e vídeos para te inspirar a criar e se divertir com o tema.

Dica de leitura:

91W6uz+lRML

Juju e o mistério das cores, de Fábio Quinteiro (disponível na BSP e na BVL)

Nesta história você vai conhecer a Juju, uma menina muito alegre e divertida que estava passando por dias desbotados e desanimados. Até que ela ganha um livro incrível chamado "O mistério das cores" e começa a aprender que cada cor pode representar um sentimento. Descubra o que ela faz depois de saber um pouco mais sobre as cores e as coisas que elas podem representar.

Dica de jogo: 

81LFoOM1llL._AC_SL1500_

Twister (disponível na BSP e na BVL)

Essa é uma brincadeira bem conhecida, super divertida e você pode fazer ela em casa, usando folhas de cartolina coloridas. Para participar, mãos e pés se misturam com o objetivo de alcançar os círculos coloridos de acordo com as indicações da roleta. Quem cair, sai da rodada. O último que ficar neste tabuleiro gigante ganha! 

Dica de vídeo: 

As Cores de Corina (disponível no youtube)

Você também pode se divertir com vídeos de contações de histórias. No canal do YouTube "O baú da Camilinha" tem uma divertida aventura vivida pela Corina, que adorava desenhar tudo o que via, mas muitos adultos não entendiam a sua arte. Assista aqui!