Penitenciária Feminina Sant’Ana recebe doação de livros
Postado em 09 DE março DE 2022
A doação de 138 livros para a Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS) foi destaque no site da Secretaria de Administração Penitenciária, do estado de São Paulo. Na matéria, o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, comentou que oferecer acesso à leitura, literatura e cultura é o princípio básico do exercício da cidadania. “É sob a ótica de assegurar um direito, e ao mesmo tempo de oferecer essa ferramenta pessoal e coletiva, que entendemos a importância das iniciativas de promoção de leitura em todos os cantos, inclusive nas unidades prisionais”, destacou. O artigo ainda traz depoimentos das internas sobre a importância da leitura na formação pessoal e incentivo à educação.
O acervo doado é bem diversificado e selecionado para atender aos diferentes interesses e estilos da população da PFS. Inclui livros de literatura brasileira e estrangeira e de gêneros variados, como best-sellers, fantasia, sagas, suspenses, biografia, reportagem, entre outros. A ação faz parte do programa regular de repasse de acervo da Biblioteca de São Paulo, da Biblioteca Parque Villa-Lobos e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (SisEB). Livros novos ou em excelentes condições de uso são ofertados para outras instituições, como albergues, instituições sociais e penitenciárias. Veja a matéria completa aqui.
O relacionamento da SP Leituras com as unidades prisionais do Estado se estende em outras ações de mediação de leitura promovidas pelo SisEB, como o curso de Escrita Criativa realizado no Presídio Militar Romão Gomes, que resultou na publicação do livro Mentes Livres, escrito por 26 internos; e a participação no planejamento e organização do Festival Literário Libertas 2020, além de atividades pontuais aplicadas em unidades da Fundação CASA.
A literatura também está presente nos estabelecimentos penais por meio de cursos regulares do ensino fundamental, ensino médio e alfabetização de jovens e adultos. Na unidade masculina de Guarulhos, por exemplo, o trabalho de conclusão de curso dos internos contemplou várias disciplinas, como história, geografia, português, literatura, sociologia, entre outras, e resultou em uma exposição com a temática “Regiões do Brasil”, representadas em maquetes, ilustrações e gravuras, destacando a diversidade da cultura do país. Consideradas como elementos de transformação, as atividades educacionais desenvolvidas dentro do sistema prisional paulista fazem parte do processo de formação e reintegração dos reclusos à sociedade.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025