Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Patricia Highsmith, que faria cem anos, deixa obra diversa e ainda hoje ousada

Postado em 19 DE janeiro DE 2021
[caption id="attachment_63279" align="aligncenter" width="702"]Foto: Open Media Ltd Patricia Highsmith. Foto: Open Media Ltd[/caption]

Nascida Mary Patricia Plangman, a autora de "Pacto Sinistro" (1950), "O Talentoso Sr. Ripley" (1955) e "Carol" (1952) completaria 100 anos nesta terça, 19 de janeiro. Ela era natural de Forth Worth, no estado americano do Texas.

Patricia Highsmith (1921-1995), que incorporou o sobrenome do pai adotivo ao nome artístico, ficou famosa por seus romances psicológicos, nos quais mostrava as causas e os efeitos de hostilidade, culpa, ansiedade e ressentimento. Também escreveu histórias românticas, contos e um ensaio sobre escrita criativa.

Fã de Dostoiévski, ela começou a escrever para organizar os pensamentos e neutralizar a ansiedade. Assinou 22 romances, partindo de "Pacto Sinistro", depois adaptado para o cinema por Alfred Hitchcock. Um de seus personagens mais icônicos, Tom Ripley, apresentado como um tipo simpático e amistoso, é na verdade um assassino frio e indiferente. Também foram feitas várias versões de suas histórias para a tela grande.

[caption id="attachment_63318" align="aligncenter" width="702"]Foto: Divulgação Farley Granger e Robert Walker em "Pacto Sinistro". Foto: Divulgação[/caption]

A escritora americana teve uma vida de altos e baixos, o que ao longo do tempo lhe rendeu muitos ressentimentos, preconceitos e vícios - antes de morrer, mais bebia do que comia. Nos últimos anos de vida, viu sua obra ser resgatada. Mas a essa altura não produzia como antes. Quando morreu, em 1995, morava em Locarno, na Suíça.

As bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos têm em seus acervos as principais obras de Patrícia Highsmith para empréstimo. Consulte os catálogos de cada uma das unidades para saber da disponibilidade.

Estamos abertos ao público com capacidade de atendimento reduzida, observando os protocolos de saúde e respeitando o distanciamento social. Nosso horário de funcionamento é de sexta a domingo, das 10h às 16h.

Para informações sobre devolução de livros, programação cultural, serviços online ou outros assuntos, acesse nossos sites. Se preferir, escreva para contato@bsp.org.br ou contato@bvl.org.br. E acompanhe nossas redes sociais.