Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Participe de oficina sobre mediação de leitura acessível e inclusiva

Postado em 16 DE julho DE 2021
A oficina on-line sobre mediação de leitura acessível e inclusiva, com a equipe multidisciplinar da Mais Diferenças, está com pré-inscrições abertas em nosso site. Para fazer a sua, clique aqui. Os encontros estão marcados para os dias 10 (das 15h às 18h), 11 e 12 de agosto (das 15h às 16h30), totalizando carga horária de 6 horas.

De forma prática e interativa, as atividades abordarão o processo de mediação de leitura em situações que envolvam pessoas com e sem deficiência. A partir de desenvolvidas no âmbito do Programa Livros Acessíveis, serão tratados conceitos básicos relativos à inclusão de pessoas com deficiência em contextos educativos e culturais. Além disso, serão consideradas as características dos diferentes formatos acessíveis, estratégias e práticas pedagógicas relacionadas ao uso desses materiais.

Confira o público-alvo e pré-requisitos para participar: trabalhar em bibliotecas de acesso público (70% das vagas para São Paulo e 30% para outros Estados brasileiros); ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga. As pré-inscrições gratuitas vão até 25 de julho e as vagas são limitadas (divulgação dos selecionados até 3 de agosto). A atividade contará com interpretação na Língua Brasileira de Sinais, os links para acesso à plataforma serão enviados um dia antes do primeiro encontro. E questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana
após a oficina (mediante frequência mínima de 75%).

Saiba mais sobre a Mais Diferenças

Desde 2005, a Mais Diferenças desenvolve projetos voltados para o fomento da educação inclusiva e cultura, produzindo mais de 60 livros de literatura em múltiplos formatos acessíveis e formando mais de 3 mil pessoas em estratégias de mediação de leitura acessível e inclusiva. Para democratizar o acesso ao livro a todos, a organização participa de redes e fóruns, promove formações para educadores e monitora os marcos legais, além de produzir livros baseados nos princípios do desenho universal, ou seja, acessíveis simultaneamente a pessoas com diferentes tipos de deficiência e sem deficiência. Além disso, em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, a Mais Diferenças elaborou o Guia de Mediação de Leitura Acessível e Inclusiva, uma publicação que reúne diferentes estratégias de mediação envolvendo todas as pessoas.