Participe de atividade online sobre presença de escritoras negras nos acervos
Postado em 01 DE junho DE 2020
O público-alvo do evento é composto por profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e correlatas. Saiba mais sobre as palestrantes e o coletivo, a seguir:
Francilene Cardoso é graduada em Biblioteconomia pela UFMA, com doutorado na Escola de Serviço Social da UFRJ, mestrado em Ciência da Informação pela UFF e especialização em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Candido Mendes. É autora do livro O negro na biblioteca: mediação da informação para construção da identidade negra, publicado em 2015.
Neide Almeida é escritora, poeta, educadora, pesquisadora, produtora e gestora cultural. Socióloga pela FESPSP, mestre em Linguística pela PUC-SP e especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural. Atua na área de direitos humanos, especialmente no campo da leitura e das relações étnico-raciais. Trabalhou no programa Prazer em Ler do Instituto C&A, no Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, e atuou no GD do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo como membro da sociedade civil. Em 2018 integrou o júri final do Prêmio São Paulo de Literatura. É autora do livro de poesia Nós: 20 poemas e uma Oferenda (Ciclo Continuo Editorial, 2018).
Charlene Lemos é graduada em Biblioteconomia pela Unesp, mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP e diplomada em Gestión de Bibliotecas Públicas pela Universidad Alberto Hurtado (Chile). Coordenou a Biblioteca Pública Maria Firmina dos Reis e atualmente é coordenadora da Biblioteca Pública Raul Bopp, ambas da Prefeitura de São Paulo, e docente no curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Cultura e Informação, e organiza eventos literários, culturais com foco na participação comunitária, formando redes com o território local.
Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca
Carine Souza é graduanda em Letras, técnica em Biblioteconomia, revisora e preparadora de textos, produtora cultural e uma das idealizadoras do projeto Mulheres Negras na Biblioteca.
Juliane Sousa é formada em Letras pela Unifesp, produtora cultural, ambientalista, jornalista, apresentadora de rádio e televisão, roteirista, poeta e uma das responsáveis pelo projeto Mulheres Negras na Biblioteca.
Beatriz Gonçalves Nogueira dos Santos é graduanda em Biblioteconomia pela USP. Uma das responsáveis pela inclusão das temáticas “informação étnico-racial na Biblioteconomia” e “a importância da inclusão de obras de escritoras negras nos acervos das bibliotecas” na Semana de Biblioteconomia ECA -USP 2018.
Para mais informações sobre o webinar, envie um e-mail para siseb@spleituras.org Importante ressaltar que haverá tradução em LIBRAS e o link para acesso à plataforma online do evento será enviado um dia antes da atividade. Fique por dentro das atividades do SisEB em nossas redes sociais (https://www.facebook.com/sisebsp/ e https://www.instagram.com/siseb.sp) e também em http://siseb.sp.gov.br/agenda/. Vale acrescentar que o nosso canal no Youtube conta com vários vídeos de outros encontros que podem contribuir para que você aprofunde ou adquira novos conhecimentos: https://www.youtube.com/user/SisEBSP/videos.
.
Notícias

Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022
SP Leituras participa de debates promovidos pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destaca o lugar das novas bibliotecas como espaços de inovação e acolhimento para promover o diálogo com os novos leitores, em debate promovido pelo espaço Papo de Mercado.
Postado em 04 DE julho DE 2022
SP Leituras marca presença na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande é a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022